Fotografia: FC Penafiel

O FC Penafiel está a promover uma campanha solidária junto dos sócios e simpatizantes, desafiando-os a entregar alimentos na sede social do clube oferendo-lhes em troca bilhetes para o jogo deste fim-de-semana, frente ao Farense, a realizar no Municipal 25 de Abril.

Segundo o presidente do FC Penafiel, António Gaspar Dias, esta actividade tem como propósito ajudar as famílias mais carenciadas do concelho, ajudando-as a celebrar um Natal diferente.

Assim, o FC Penafiel irá oferecer bilhetes para o jogo da jornada 13 da LedmanLigaPro, frente ao Sporting Clube Farense, em troca de alimentos que servirão para alegrar o Natal de quem menos tem.

Os alimentos são entregues na sede do clube, sendo distribuídos aos agregados mais vulneráveis, no dia 21, pelas 14h30, na presença de todos os capitães das diversas equipas do FC Penafiel, em local ainda a definir.

“Pretende-se dar um Natal melhor a quem vive com carências, proporcionando uma vivência mais agradável, dando ênfase ao espírito de partilha e solidariedade que está associado à quadra natalícia é que fazem parte dos valores da instituição e de quem faz parte dela”, disse o presidente dos rubro-negros.

Falando desta iniciativa, António Gaspar Dias recordou que esta não é a primeira vez que o clube promove acções com este carácter. “Não é a primeira vez que o FC Penafiel tem iniciativas solidárias. Já foram realizadas outras, de cariz diferente e outras ainda que ficaram circunscritas ao interior da estrutura do Clube, desde funcionários a staff e dirigentes. Somos a favor da velha máxima que a solidariedade  não se apregoa, pratica-se”, expressou, salientando  que o clube optou, desta vez, atendendo ao espírito da quadra, por alargar a todo o universo rubro-negro para maximizar a recolha e ajudar mais pessoas.

O dirigente da formação destacou, também, que na triagem das famílias que vão usufruir do cabaz de alimentos contou com a colaboração do Gabinete Apoio Social da Câmara Municipal de Penafiel que ajudou na sinalização e identificação dos agregados mais vulneráveis.

“Pedimos ao Gabinete Apoio Social da Câmara Municipal de Penafiel para nos fazerem chegar às instituições ou famílias a quem deverão ser entregues. Obviamente que respeitaremos a sugestão pois são as pessoas mais indicadas e com dados do terreno mais apurados”, avançou.

“Sendo uma das maiores instituições, transversal ao concelho e o seu maior embaixador, procuramos utilizar esta visibilidade para atingirmos mais e melhores resultados, chegando a cada vez mais cidadãos penafidelenses”

O dirigente rubro-negro recordou, também, que esta iniciativa é uma forma do FC Penafiel se associar à comunidade, estar mais próximas dos seus anseios e preocupações, proporcionando-lhes um Natal diferente.

“O FC Penafiel procura, com esta iniciativa, dar algum conforto a quem não o tem. Sendo uma das maiores instituições, transversal ao concelho e o seu maior embaixador, procuramos utilizar esta visibilidade para atingirmos mais e melhores resultados, chegando a cada vez mais cidadãos penafidelenses, nossos conterrâneos”, sustentou, sublinhando, ainda, que esta iniciativa é, igualmente, uma forma do clube cumprir a sua responsabilidade social enquanto instituição.

“O FC Penafiel é uma instituição com raízes fortes na sociedade penafidelenses e, sendo instituição de utilidade pública, é também chamada a cumprir o seu papel de cariz social. Aqui prezamos valores, como diz o lema da nossa formação, aqui formam-se homens e atletas para a vida, e com certeza que o valor da  solidariedade nos é muito caro. Esta é, pois, a nossa forma singela de contribuirmos para um Natal melhor”, acrescentou.