Foto: DR

De 2 a 4 de Outubro realiza-se o Extreme XL Lagares. A prova esteve prevista para Maio, mas acabou por ser adiada devido à pandemia provocada pela COVID-19.

Por esse motivo, a competição deste ano, que passa por Vila Nova de Gaia e Porto e depois pela região, nomeadamente Penafiel e Paredes, sofreu algumas adaptações.

Trata-se da segunda prova do campeonato do mundo de hard enduro.

Segundo o director de prova, Paulo Moreira, a competição vai acontecer mas com limitações. No Endurocross, a 2 de Outubro, no Quartel da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, não vai haver público. “Provas serão à porta fechada”, explica.

No dia seguinte, que leva o prólogo da prova para as ruas do Porto, só vão estar em prova as classes Pro e Expert e “nada vai acontecer na parte central da Ribeira, para não haver aglomerado de público”.

Foto: DR

No último dia decorre a etapa principal, a disputar nas serras de Penafiel, Paredes e Gondomar. “Em Penafiel vão arrancar pela Serra da Boneca cujas estradas de acesso serão cortadas ao trânsito. Vamos esconder a corrida, ao contrário do que normalmente fazemos. Não haverá zonas espectáculo para tentarmos ter o mínimo de pessoas juntas”, adianta Paulo Moreira.

Para reduzir a concentração de pessoas, cada um dos mais de 300 pilotos já inscritos só poderá trazer um assistente.

“Vamos fazer a parte desportiva para que haja campeonato do mundo, mas sempre aglomerando o mínimo de pessoas. Nem sequer vai ser transmitido em directo como é habitual”, dá como exemplo o director de prova. “Este ano a parte espectáculo é posta de parte. Não há a festa do costume que é o Extreme Lagares”, salienta.

Foto: DR

Recorde-se que todos os anos há milhares de pessoas que vêm assistir a esta competição com os melhores do mundo. Como parte do percurso já é bem conhecido pelos aficionados está criado um plano de contingência juntamente com a Protecção Civil e a GNR. A corrida foi esticada para os 96 quilómetros e não terá duas voltas, como habitual, mas apenas uma.

A quem vier assistir, Paulo Moreira deixa um apelo simples para que tudo corra bem: “São 96 quilómetros de corrida, não se ponham uns em cima dos outros”.