A escritora Raquel Patriarca é a convidada da edição de julho da iniciativa ‘Café Literário’, em Paredes, que vai decorrer sexta-feira, dia 7 de julho, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal local.

Raquel Patriarca, doutorada pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com uma tese sobre a história do livro infanto-juvenil em Portugal, é bibliotecária, documentalista, investigadora, contadora de histórias e escritora.

Ao longo dos últimos anos, tem-se dedicado “à leitura para o público mais jovem, ao ensino de futuros bibliotecários e arquivistas, de professores e de alunos pós-reformados em disciplinas de promoção do livro e mediação leitora, escrita criativa, história local e história do livro e das bibliotecas, assim como na curadoria de atividades artísticas”, descreve o município.

É autora de livros sobre a História do Porto e de contos para a infância, alguns dos quais recomendados pelo Plano Nacional de Leitura. Para além disso, tem participado em obras coletivas com textos livres, verbetes, contos, poemas e até num capítulo de um romance em folhetim. Colabora, ainda, com as revistas Elos: Revista de Literatura Infantil e Xuvenil, A Página da Educação e EFabulations: E-journal of children’s literature.

“Cada Gesto Essencial”, primeiro livro de poesia da autora, publicado em 2022, vai estar em destaque no evento, sendo uma obra considerada um “projeto de vida” para a escritora, uma vez que “quando for grande, quer ser poeta”, diz, citada pela autarquia.

Segundo a autora, o livro de poesia “acompanha os ritmos de andamento e pausa, os momentos de contacto e de silêncio, as atitudes de convicção e de angústia, a presença de desejos e de memórias, porventura comuns a todos os seres humanos que se questionam a cada passo”.