Chama-se ‘o homem que diminuía’ e é o livro que Jorge Moreira, o escritor que, em 2018, foi selecionado para a Mostra Nacional de Jovens Criadores, vai apresentar no próximo sábado, às 17h00, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, terra de onde é natural.

Neste romance de estreia, o autor faz do homem o protagonista que, quando se torna adulto, começa a diminuir, ou seja, a vida e todos os problemas transformam-no “no mais pequeno dos anões”.

Porquê? O autor relata que lhe pesava “a perda do Irmão e a rotina dum trabalho capitalista que, em tudo, lembrava o comunismo soviético. Curvava-o o barulho que crescia dentro de si, mas que nunca ouvia. E, apesar de sempre conectado, o Homem estava desligado”.

E porque não se questionava, ia diminuindo, “até que certa manhã, dera consigo no mais pequeno dos anões. E de tão pequeno que estava, só lhe sobrava espaço para o que realmente importava”.

Um romance que, talvez, pretenda ser um exemplo de vida, onde se explora a metamorfose causada pelos problemas do dia-a-dia e que nos vão transformando.
Publicado pela Editorial Novembro, o livro já se encontra disponível para pré-reserva nos sites da Bertrand, Wook e Almedina.