Escolas fecham durante 15 dias e não haverá aulas à distância

Pais voltam a receber apoio como no primeiro confinamento

0

É oficial. O primeiro-ministro anunciou que as escolas vão fechar durante 15 dias. Nesse período não haverá aulas à distância sendo a interrupção lectiva compensada depois nos normais períodos de férias, como o da Páscoa.

Ficarão abertas as escolas de acolhimento para crianças com idade igual ou inferior a 12 anos cujos pais trabalham em serviços essenciais. A par disso serão asseguradas as refeições a crianças que beneficiam de acção social escolar. Serão também mantidas actividades para crianças com necessidades educativas especiais.

Os pais terão as faltas ao trabalho justificadas e apoios idênticos aos do primeiro confinamento, de 66% da remuneração.

Além disso foi também anunciado que encerram as lojas do cidadão, mantendo-se apenas o atendimento por marcação noutros serviços públicos e ficam suspensos os prazos de todos os processos não urgentes nos tribunais.

Segundo António Costa os dados mostram um crescimento acentuado da variante britânica do vírus, que se propaga mais rápido. “Na semana passada tínhamos uma prevalência de 8%, esta semana temos 20% e os estudos indicam que possa atingir os 60%”, disse.