O Movimento D´Artes 2017, iniciativa organizada pela Associação Cultural Vinha das Artes – Movimento D’Artes, que decorre este fim-de-semana, vai homenagear o músico Vasco Balio e a artista Fernanda Perdigão, falecida este ano e que já foi a presidente desta associação.

Segundo Goreti Moreira, presidente da Assembleia Geral da Associação Cultural Vinha das Artes – Movimento D’Artes, este evento tem a duração de três dias, acontece normalmente no último fim-de-semana de Agosto e tem como finalidade fazer chegar a arte, nas suas mais variadas expressões (música, escultura, pintura, fotografia, dança, moda, gastronomia, poesia, teatro, artes marciais entre outras) a toda a população de forma gratuita.

“Evento pretende dar a conhecer artistas que começam a dar os primeiros passos na esfera artística, funcionando até como rampa de lançamento a muitos deles”

“Pretende dar a conhecer artistas que começam a dar os primeiros passos na esfera artística, funcionando até como rampa de lançamento a muitos deles, como aconteceu, por exemplo, com o já conhecido músico Mário Pedrosa”, disse, salientando que o associação Cultural Vinha das Artes surgiu no seio de um grupo de amigos, de várias zonas do país, que gostam de arte, sendo uma instituição com personalidade jurídica e funcionamento próprio, sem fins lucrativos, tendo a sua sede na Avenida do Calvário, freguesia de Recarei, concelho de Paredes.

Segundo Goreti Moreira a associação tem, também, como objectivos promover o debate e acção cultural com incidência na história, cultura, património, artes e ambiente, promovendo encontros, exposições, saraus, debates, passeios e demais actividades que os associados entendam em plano de acção serem úteis para a promoção e divulgação da cultura e das artes nas vertentes de criação, demonstração, divulgação e actividades artísticas.

O primeiro evento Movimento d’Artes realizou-se em 2008 e desde essa altura que decorre anualmente, tendo sido já realizado no Mosteiro de Travanca.

Salienta-se que a Associação designou o evento como Movimento d’Artes porque se trata de arte em movimento, decorrendo não só num local específico, mas noutros locais.

“É um evento reconhecido pela população, único e onde o público tem oportunidade de ver, num mesmo espaço, diferentes manifestações de arte”

Ao Verdadeiro Olhar, Goreti Moreira avançou que o Movimento d’Artes é já uma referência no concelho.

“Aliás ousamos dizer que será mesmo a única referência no nosso concelho que faz uma divulgação de arte de forma tão abrangente. É um evento reconhecido pela população, único e onde o público tem oportunidade de ver, num mesmo espaço, diferentes manifestações de arte”, frisou.

Falando do Movimento D’Artes, Goreti Moreira defendeu que esta iniciativa assume-se como fundamental para o desenvolvimento cultural da freguesia e de outros locais, como Travanca, onde o evento já esteve.

“Além disso, é uma forma de fazer chegar ao público a arte que tantas vezes é de difícil “acesso” (sobretudo a nível económico) tendo assim um papel fundamental na formação de um novo público para a arte”, acrescentou.

Durante o fim-de-semana vão realizar-se workshops, música, dança, passagem de modelos e outras actividades para enriquecer as exposições.

A entrada para o evento é totalmente gratuita (incluindo as actividades).

A abertura, agendada para o dia 25 de Agosto, pelas 20h00 contará com a presença da vereadora da Câmara de Paredes, Hermínia Moreira.