“Dá a mão à floresta” foi a iniciativa que esta sexta-feira assinalou o Dia Mundial da Floresta, procurando sensibilizar a comunidade para a necessidade de renovar e proteger a floresta. A iniciativa promovida pela The Navigator Company, com o apoio da Câmara Municipal de Valongo, contou com a participação de crianças do concelho que assim ficaram a conhecer melhor as nossas florestas.

Este ano pela primeira vez em Valongo, a The Navigator Company, a terceira maior exportadora em Portugal e a maior produtora nacional de plantas certificadas,  marcou presença com um conjunto de acções de sensibilização. Ao longo do dia, para além das várias actividades lúdicas e pedagógicas sobre as temáticas da protecção florestal e do ciclo sustentável do papel, dirigidas aos mais jovens, foram oferecidas à população centenas de plantas ornamentais e florestais características da região, tais como, alfazemas, alecrins, pinheiros mansos, eucaliptos, sobreiros, carvalhos, azinheiras e medronheiros.

IMG_3587 A iniciativa, segundo Ivo Martins, director de comunicação da empresa, teve início em 2011, sendo desenvolvida todos os anos em parceria e numa estreita articulação, com os municípios e agrupamentos escolares das comunidades envolventes, com o objectivo de sensibilizar para a necessidade e importância de proteger e melhorar a floresta nacional. Segundo a empresa, esta parceria com a Câmara Municipal de Valongo “constitui uma excelente oportunidade da The Navigator Company reforçar o seu compromisso público com a geração de riqueza e bem-estar nas regiões onde está presente com as suas unidades produtivas e áreas florestais, constituindo-se como um parceiro relevante na construção de uma cultura de valorização e protecção da floresta”.