Dar a conhecer à população em geral os diversos agentes da Protecção Civil que actuam no concelho em prol da segurança dos cidadãos é o principal objectivo das comemorações do Dia Municipal da Protecção Civil que tiveram hoje início no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Valongo e que se prolongam pelo dia de sábado, 16 de Abril.

A abertura das comemorações contou com a presença do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, que, tomando conhecimento das condições do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Valongo, designadamente das más condições da cobertura de amianto, explicou que o problema poderá ser resolvido em breve recorrendo a fundos comunitários. “Vai abrir em Maio um aviso para candidaturas a fundos europeus para a requalificação de quartéis de bombeiros e Valongo tem todas as condições para se candidatar”, disse, sublinhando que os Bombeiros Voluntários de Valongo “têm todas as condições para que o projecto seja aprovado”. “Vão ter rapidamente o assunto resolvido, que é o importante”, concluiu.

 

Prioridade passa pela vertente preventiva

O governante aproveitou para sublinhar que a Protecção Civil é uma responsabilidade comum dos cidadãos e que no plano estratégico a prioridade passa pela vertende preventiva, sendo importante apostar na adopção de comportamentos de auto-protecção. Jorge Gomes destacou ainda a importância fundamental das associações humanitárias no papel que desempenham ao nível da Protecção Civil. Tendo em conta o reconhecimento da sua importância, disse, houve ao nível do Orçamento de Estado um reforço de dois milhões de euros para as associações humanitárias. “Depois de anos de cortes retomámos os incentivos às corporações”, disse, dando como exemplo a “isençãode imposto para viaturas profissionais de transporte de doentes, independentemente de quem as adquira. Ou seja, podem ser associações humanitárias mas também podem ser os municípios. O que acontecia é que a maioria das vezes são os municípios que pagam as viaturas mas as associações é que adquiriam para ter algum benefício. Neste momento, através do Orçamento de Estado, ficam ambas isentas do pagamento”.

O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, aproveitou a presença do secretário de Estado para a importância de Valongo estar “preparado para estar na linha da frente” no que diz respeito às condições dos agentes da protecção civil, dado tratar-se de um concelho de risco, seja na época de incêndios pela vasta área florestal, seja no Verão, na época de cheias pelo facto de o concelhos ser atravessado pelos rios Leça e Ferreira.

Medalhas de Altruísmo para 18 bombeiros

As comemorações prosseguem sábado, dia 16, destacando-se a condecoração de 18 bombeiros das corporações de Ermesinde e Valongo nos Paços do Concelho. A estes Soldados da Paz serão atribuídas medalhas de altruísmo, pretendendo-se “demonstrar gratidão a estes Homens e Mulheres que, pelas suas qualidades cívicas, profissionais e humanas, se destacam dos demais, colocando-se ao serviço da população do Concelho, não raramente em prejuízo da sua vida pessoal e familiar”. As comemorações do Dia Municipal da Protecção Civil, que terminam amanhã às 17h30 com um desfile de meios das diversas forças de segurança. Quem quiser conhecer melhor os agentes da Protecção Civil que actuam no concelho de Valongo deve visitar estes dois dias o Quartel dos Bombeiros Voluntários de Valongo.