Foto: Irmandade dos Clérigos

Durante as comemorações do 242.º aniversário, que incluiu várias actividades, desde visitas ao património ao lançamento de uma aplicação para smartphones, onde é possível encontrar os locais de culto perto do utilizador e identificar as missas que estão a decorrer, entre outros, a Irmandade dos Clérigos realizou uma homenagem a D. António Taipa, Bispo Auxiliar Emérito do Porto, “como forma de agradecimento pelo seu serviço prestado e dedicação à Diocese do Porto”.

Recorde-se que António Maria Bessa Taipa é natural de Freamunde, concelho de Paços de Ferreira.

Nasceu a 11 de Novembro de 1942. Frequentou o Seminário do Porto de 1954-1966 onde fez os cursos filosófico e teológico. Foi ordenado sacerdote a 15 de Agosto de 1966 na Sé Catedral do Porto. Nesse mesmo ano (1966/67) foi prefeito e professor no Seminário do Paraíso, à Foz. Em Julho de 1967 foi estudar para Roma, onde fez a Licenciatura em Teologia Dogmática na Universidade Gregoriana (1969) e no Pontifício Instituto Bíblico a Licenciatura em Sagrada Escritura (1972), lê-se no site da Diocese.

Ao regressar, foi nomeado prefeito e professor de Sagrada Escritura e Teologia Dogmática do Seminário Maior (1972-1974) e do Instituto de Ciências Humanas e Teológicas (1974-1987). A partir de 1987 foi docente da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, onde lecciona as mesmas cadeiras.

A 24 de Março de 1979 foi nomeado Reitor do Seminário Maior do Porto, cargo que desempenhou até 5 de Janeiro de 1999, quando foi nomeado Bispo Auxiliar do Porto.

“D. António Maria Bessa Taipa leccionou também na Faculdade de Teologia de Braga no Seminário Maior de Coimbra, no Instituto de Viana do Castelo. Foi Assistente das Equipas de Casais de Nossa Senhora. Além disso, teve participação activa em congressos, jornadas nacionais e diocesanas e conferências. Desenvolveu por toda a Diocese cursos de formação bíblica”, explica a Diocese.

“À data da sua nomeação para Bispo Titular de Tabbora e Auxiliar do Porto, D. António Maria desempenhava as funções de Vigário Geral da Diocese do Porto (desde 21 de Setembro de 1998) e Juíz no Tribunal Diocesano.