Até ao final do mês, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Lousada está a desenvolver várias actividades destinadas à comunidade em geral e a grupos de crianças e jovens.

Neste que é o mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, esta CPCJ já realizou um workshop, “Mais cidadania para as famílias”, para facilitar o cumprimento das obrigações fiscais das famílias. Esta sexta-feira, é realizado o IV ciclo de conferências da CPCJ, “Do risco ao perigo: inovação na intervenção com crianças, jovens e suas famílias”, no Auditório da Biblioteca Municipal.

Entre 18 e 23 de Abril, vão ser promovidas acções de sensibilização para a promoção dos direitos das crianças e jovens, destinadas a alunos do ensino secundário. Já a acção “Laço azul – Ser solidário”, que vai incluir a entrega de flyers sobre o tema e de laços azuis, uma largada de balões na Av. Sr. dos Aflitos e uma sessão de sensibilização “Mmais direitos, mais saúde”, vai ter palco no dia 26 de Abril.

Durante este mês, serão realizadas acções de sensibilização nas escolas do concelho sobre o tema “Stop violência no namoro”.

Segundo a CPCJ de Lousada, a instituição tem um plano de actividades anual que pretende informar a comunidade sobre os direitos da criança e do jovem e sensibilizá-la para os apoiar sempre que estes conheçam especiais dificuldades; colaborar com as entidades competentes tendo em vista a detecção dos factos e situações que afectem os direitos e interesses da criança e do jovem; e colaborar com as entidades competentes no estudo e elaboração de projectos inovadores no domínio da prevenção primária dos factores de risco, bem como na constituição e funcionamento de uma rede de respostas sociais adequadas.