Na semana passada, Lousada recebeu o presidente da Academia Olímpica Espanhola para a participação na acção de formação “Formar pelo Olimpismo para um Clube com Valores”. Conrado Durantez teve ainda a oportunidade de efectuar uma visita ao Complexo Desportivo.

“Estou verdadeiramente impressionado com a qualidade de quantidade das instalações desportivas em Lousada”, destacou o presidente da Academia Olímpica Espanhola.

Relativamente ao Olimpismo salientou a “importância de dar a conhecer o que verdadeiramente significa, na medida em muitos falam dele e poucos sabem o que é exactamente”. “O Olimpismo é como uma moeda corrente, mas que ninguém sabe exactamente o valor, mas que não é o desporto de alta competição; o olimpismo é uma filosofia humanista, que pretende encontrar a paz no mundo entre os povos e a melhor compreensão entre as diversas comunidades através da prática do desporto”, referiu.

O responsável máximo da Academia Olímpica Espanhola adiantou ainda que “o desporto é um actividade muito barata, mais fácil e mais prática para a preparação física do ser humano, tendo a dupla vertente humana e social, que devem ser sempre consideradas”.

Neste encontro esteve também presente o director da Academia Olímpica de Portugal, Fernando Costa, que destacou o facto de “o Olimpismo ser muito mais do que a realização dos Jogos Olímpicos realizados a cada quatro anos”. Teve ainda a oportunidade de destacar que “todos os princípios, valores e valência humanística e educativa devem estar presentes no papel que os treinadores têm. Isto porque os clubes têm uma função social de extrema importância junto da comunidade local”.

Marcaram presença nesta iniciativa associada ao Ano Municipal do Desporto, cerca de 70 pessoas ligadas à área desportiva.

Conrado Durantez recebido na câmara

No início da tarde de sexta-feira da semana passada, o presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado, recebeu o presidente da Academia Olímpica Espanhola, Conrado Durantez.

Neste encontro realizado no Edifício dos Paços do Concelho, o presidente da Academia Olímpica Espanhola disse que “desconhecia os monumentos românicos da região” e que iria regressar a Lousada com a família. “O presidente da Câmara de Lousada ofereceu-me o livro da Rota do Românico, vou ler atentamente, parecendo-me uma região riquíssima em termos históricos”, afirmou.