Foram detidos, em Valongo, três homens e duas mulheres, com idades entre os 26 e os 70 anos, por posse de arma proibida, ameaças e tráfico de droga.

A operação, que envolveu buscas domiciliárias, foi do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Santo Tirso da GNR e contou com o reforço do Destacamento de Intervenção do Porto, do Grupo de Intervenção de Operações Especiais da Unidade de Intervenção da GNR e com o apoio da Polícia de Segurança Pública.

“No âmbito de uma investigação de crime de ameaça agravada com recurso a arma de fogo, nas freguesias de Alfena e de Ermesinde, que teve a duração de cerca de dois meses, os militares da Guarda realizaram diversas diligências policiais, tendo apurado que os suspeitos ameaçaram duas vítimas, com 31 e 38 anos, e efectuaram disparos na sua direcção”, diz comunicado.

Nas cinco buscas domiciliárias realizadas foram apreendidos uma arma de fogo, munições, uma arma branca, um bastão, 148 doses de canábis, uma balança e cinco telemóveis.

A GNR avança que os suspeitos foram constituídos arguidos e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Valongo.

Um dos detidos, de 26 anos, tinha antecedentes pelo mesmo tipo de crime e vai ser presente a primeiro interrogatório judicial, sexta-feira, no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto, para aplicação das medidas de coação.