Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

A Unidade de Reumatologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) iniciou duas consultas diferenciadas: a consulta de Artrite Reumatóide e a consulta de Técnicas Reumatológicas.

“A grande novidade é a consulta dedicada à Artrite Reumatóide que coloca assim, o CHTS, como o primeiro hospital público do Norte a disponibilizar uma consulta inteiramente dedicada a esta patologia”, explica nota de imprensa do centro hospitalar, com unidades em Penafiel e Amarante. Já a consulta de Técnicas Reumatológicas abrange áreas como infiltrações intra-articulares, biopsias e ecografia músculo-esquelética.

A mesma fonte refere que a Artrite Reumatóide é uma doença reumática inflamatória crónica, auto-imune, que atinge cerca de 1% da população portuguesa, afectando mais mulheres que homens. “A doença tem como características principais a dor, inchaço e rigidez articular. Contudo, é uma doença sistémica que pode envolver diversos órgãos do corpo humano, tais como os olhos, pulmões, pele, vasos sanguíneos ou glândulas salivares”, descreve o CHTS.

Com causas desconhecidas, alguns estudos apontam para factores de risco, como o tabagismo ou algumas infecções, e a existência de predisposição genética.

Apesar de crónica, a doença “se eficazmente tratada, tem bom prognóstico vital e funcional, sendo muito importante o diagnóstico precoce e a rápida instituição de tratamento modificador da doença”, salienta o centro hospitalar.

A Unidade de Reumatologia do CHTS, criada em 2019, é composta por dois médicos reumatologistas, Tiago Meirinhos, coordenador da unidade, e João Lagoas Gomes