VII Jornadas da Educação em Lousada focadas nos desafios trazidos pela pandemia

Jornadas irão contar com professores, pedagogos e figuras do meio académico

0
Fonte: Câmara Municipal de Lousada

As VII Jornadas da Educação de Lousada irão centrar-se nos desafios que se colocam, actualmente, à escola pública devido à pandemia. A iniciativa conta com pedagogos e figuras do meio académico com os quais a autarquia procurará reflectir sobre os efeitos causados pela adaptação necessária a realizar, reorganizando as escolas de forma a responder à situação decorrente. A iniciativa decorre a 9 e 10 de Setembro no Auditório da Escola Secundária de Lousada.

A Câmara Municipal adianta que, durante o evento, procurarão sobretudo perceber de que forma os docentes se reposicionaram e alteraram as próprias práticas e formas de trabalho, assim como as consequências causadas por essas obrigações.

O confinamento domiciliar com distanciamentos dos alunos e pares; a paralisia quase completa dos órgãos pedagógicos, conjuntamente com a falta de enquadramento e apoio organizacional, quer formal, quer pedagógico e os escassos recursos materiais ou tecnológicos e a experiência no uso dos suportes pedagógicos adequados ao ensino à distância, serão alguns dos temas a abordar.

Para as VII Jornadas da educação, alguns dos objectivos propostos centram-se na discussão dos conceitos de ensino presencial e ensino à distância; na identificação de dificuldades organizacionais, metodológicas, pedagógico-didácticas e tecnológicas na adaptação de ensino à distância; a análise de efeitos ao nível pessoal, profissional, emocional, relacional e outros a realidade implicou e continuará a implicar; as consequências negativas que implicaram uma escola menos inclusiva e potenciadora de desigualdades no acesso ao conhecimento; a criação de novas formas de organização escolar e modos de trabalho dos docentes, assim como perspectivas híbridas de trabalho no contexto pandémico que o país vivência.