O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) assinou, juntamente com outras unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o Compromisso para a Humanização Hospitalar, na quarta-feira, no Centro de reabilitação do Norte – Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho.

Este compromisso, segundo explica o CHTS em nota, enuncia bases e aponta medidas destinadas a estimular, avaliar e consolidar práticas e relações inter-pessoais humanizadas em ambiente hospitalar, sendo que cada hospital vai apresentar um plano, ajustado às necessidades, com medidas de humanização para profissionais e utentes.

A sessão, que envolveu as 52 unidades do SNS, contou com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido, dos representantes das várias unidades de saúde do país, de Raquel Duarte, Secretária de Estado da Saúde, de Graça Freitas, Directora-Geral da Saúde, e de Fernando Regateiro, Coordenador Nacional para a Reforma Cuidados de Saúde Hospitalares.

“Temos o dever de nos desassossegar e de não nos conformarmos porque o trabalho que temos de fazer de modernização do SNS não se compadece com um conformismo”, defendeu Marta Temido, durante a abertura da sessão “Compromisso para a humanização Hospitalar – Por um SNS mais humanizado”.

Relativamente ao CHTS, tem já implementadas várias medidas que “visam a humanização e promovem a melhoria assistencial, envolvendo profissionais, doentes, familiares e cuidadores informais”, no âmbito do projecto “Humanizar+”, apresentado em Fevereiro.

“Há já um plano em curso para desenvolver este caminho de resposta à vasta população do Tâmega e Sousa que temos para tratar, mais de cinco por cento da população portuguesa – 520 mil pessoas – em 12 concelhos de quatro distritos, e onde nada pode ser tabu nas abordagens e discussões sobre este tema. Desde a hotelaria aos afectos, das pinturas ao amor dos gestos, é fundamental o empenho de todos para o cuidado do cuidar”, referiu Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração do CHTS.

No dia 20 de Setembro, o CHTS vai organizar o “Humanize Healthcare” no Centro Pastoral de Amarante. A iniciativa é um seminário sobre a humanização nos cuidados de saúde, em que vão ser apresentados os vários projectos já implementados e a implementar.

Estes projectos incluem, por exemplo, o acolhimento através de uma abordagem terapêutica e relacional para integrar os pais nas rotinas e cuidados às crianças na Pediatria; continuar a desenvolver, na Neonatologia, o “Crescer com Afetos”; criação de um balcão único de apoio e informação ao utente sobre os procedimentos e dinâmicas hospitalares; ciclos de conferências; formação no âmbito da Humanização a todos os grupos profissionais; realização de sessões de relaxamento para profissionais e outras actividades de ajuda na gestão do stress; lançamento da campanha “Psiuu: o silêncio é parte do tratamento”, entre outras iniciativas.

O evento vai contar também com a presença de Raquel Duarte, Secretária de Estado da Saúde, e com a divulgação do livro “Humanizar +” e dos vencedores do concurso de ideias e concurso de fotografias, inseridos no projecto de humanização do CHTS.