A Expoval – Mostra das actividades Económicas do Concelho de Valongo, regressa de 4 a 8 de Setembro.

A 14.ª edição do certame, que tem como palco o Parque Urbano de Ermesinde, terá 26.300 metros de área expositiva. A Câmara de Valongo, que organiza o evento em parceria com a Cooperativa dos Produtores Agrícolas de Valongo, diz que se trata “de uma das Mostras de Actividades Económicas com maior impacto na Área Metropolitana do Porto”.

A Expoval tem entrada livre e gratuita e, este ano, são esperados cerca de 200 mil visitantes. A edição de 2019 tem como lema ‘Valongo – recordar o passado, viver o presente, investir no futuro’.

“Esta mostra tem vindo a promover um conceito audaz de empreendedorismo, como motor de desenvolvimento integrado sustentável, através da divulgação de actividades e oportunidades de negócio, da promoção de potencialidades da região, da atracção de investimento e dinamização do tecido empresarial. Investimos muito neste evento bienal para promover e afirmar a atractividade territorial do concelho”, salienta José Manuel Ribeiro, presidente do município, citado em nota de imprensa.

Para além de ser uma mostra empresarial, gastronómica e de artesanato, haverá uma degustação de produtos locais, workshops temáticos, oficinas de artesanato e trabalho ao vivo, desporto radical, concertos, showcooking e outras actividades, adianta a autarquia. 

“Este ano, apostamos num cartaz de workshops e conferências interessante e diversificado, procurando ir ao encontro de todos os públicos: jovens, adultos desempregados, empresários, artesãos, pais, mães e famílias”, resume a mesma fonte. Destaque também para a temática alimentação saudável, cidadania digital e coaching emocional no trabalho.

Além de um espectáculo multimédia, a Expoval vai contar com concertos de António Zambujo, Blaya e Maria Emília.

Na edição deste ano, há também uma maior aposta na sustentabilidade ambiental, destacando-se a promoção do transporte público numa parceria com a CP que disponibiliza bilhetes de ida e volta a dois euros e a campanha da Lipor ‘Recolha Selectiva em Festas e Romarias’. “O benefício resultante da quantidade de resíduos recicláveis recolhidos reverterá a favor dos Corpos dos Bombeiros Voluntários de Valongo e de Ermesinde. Assim, durante a EXPOVAL quem separar correctamente plástico, vidro e papel estará simultaneamente a contribuir para o Ambiente e para uma causa solidária. Quanto maior for a quantidade de resíduos devidamente separados, maior será o donativo atribuído aos Bombeiros”, explica a autarquia em nota de imprensa.