O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) reforçou o quadro de médicos e enfermeiros com a entrada de mais nove enfermeiros e dois médicos, que já iniciaram funções.

Segundo o CHTS, os nove enfermeiros e os dois médicos de cirurgia geral assinaram, este mês, contrato com a unidade hospitalar e vêm reforçar as equipas de enfermagem do Serviço de Urgência, Cirurgia, Serviço de Medicina Interna de Amarante e de Ortopedia e Pediatria, em Penafiel.

O Ministério da Saúde autorizou, também, a contratação de mais quatro médicos especialistas para as valências de Cirurgia Geral, Nefrologia, Medicina Interna e Urologia.

Estas contratações resultam de uma política alargada do Governo em matéria de recursos humanos, tendo como objectivo a melhoria do acesso dos utentes aos cuidados de saúde. Entre Setembro de 2016 e Janeiro de 2017 foram vários os profissionais de saúde contratados.

Citado em comunicado, o presidente do Conselho de Administração do CHTS, Carlos Alberto, defendeu que o reforço de recursos humanos é essencial para intensificar as especialidades que são essenciais aos cuidados de saúde prestados à população.

Falando do reforço do quadro de pessoal, o presidente do CHTS defendeu que a entrada de novos profissionais visa reforçar os serviços e implementar novos projectos para a área de influência do centro hospitalar.

Em Setembro e Outubro de 2016, as equipas clínicas do CHTS já tinham sido reforçadas com as contratações de um técnico de Fisioterapia e vários médicos e enfermeiros que vieram reforçar as áreas de Anestesiologia, Cardiologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Medicina Física e de Reabilitação, Medicina Interna, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Patologia e Psiquiatria.

Em Dezembro de 2016, os 24 enfermeiros passaram para contrato por tempo indeterminado e cerca de 40 assistentes operacionais foram contratados em Janeiro de 2017.