A localidade de Campo, em Valongo, vai ter um passadiço ao longo do rio Ferreira. Está também em cima da mesa a possibilidade da construção de uma piscina ao ar livre na zona da Quinta do Passal.

O passadiço terá uma extensão de cerca de dois quilómetros, entre a Ponte 25 de Abril e a Ponte dos Arcos.

Para o efectivo avanço da obra falta a autorização de dois proprietários. “Já contactei 13 ou 14 proprietários, todos eles autorizam a passagem do passadiço nos terrenos”, revela Alfredo Sousa, presidente da Junta da União de Freguesias de Campo e Sobrado. O autarca refere que ainda não conseguiu contactar um dos proprietários e que o outro “está renitente”. Não chegando a acordo, “a única via depois existente é a expropriação e só a câmara pode fazê-la”.

Os passadiços são “um investimento que melhora muito a vida da população”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Valongo, levantando ainda o véu de uma possível nova aposta na zona. Está a ser estudada a “viabilidade de uma piscina a céu aberto no parque”, revelou em reunião camarária na terça-feira.

O presidente da Junta garantiu que o investimento na zona vai continuar e acredita que, “no final, Campo vai mudar radicalmente”. “Espero que até ao final do meu mandato o centro cívico chegue à estrada nacional”, referiu Alfredo Sousa, indicando que falta apenas a aquisição, por parte da Junta, de dois dos terrenos.

“É um projecto que eu gosto muito, sobretudo, porque, na maior parte dos casos, nas cidades, vilas, os centros são centros urbanos com muito cimento e aqui é exactamente o oposto. É um centro onde existem sete ou oito hectares, serpenteando no meio do parque o rio Ferreira”, explicou, apontando que, “em termos ambientais, é um desafio enorme”.

Estas alterações estão incluídas no projecto “Centro Cívico de Campo – uma Nova Centralidade para a Vila de Campo”, cujo primeiro passo foi dado em Maio de 2016 com a aprovação da celebração de contrato de cedência de 1586 metros quadrados da Quinta do Passal para a criação de uma alameda e de um parque de estacionamento com capacidade para 200 viaturas.

Em Julho de 2017, foi feita a inauguração do centro cívico, que tem agora um parque infantil e máquinas de fazer exercício.

Este projecto resulta de uma parceria entre a Junta de Freguesia de Campo e Sobrado e a Câmara Municipal de Valongo e engloba a criação de um espaço multiusos em frente à Junta de Freguesia e a abertura à fruição pública de um parque de lazer de seis hectares, na chamada Quinta do Passal.

Estava ainda prevista a construção de uma nova casa mortuária ao lado da igreja.