A Câmara Municipal de Valongo mostrou interesse em ficar com o cinema antigo de Ermesinde para poder depois reabilitá-lo.

O anúncio foi feito durante a inauguração da Expoval, no Parque Urbano de Ermesinde, pelo presidente da Câmara, José Manuel Ribeiro, e também comentado em reunião do executivo. Irá ser feita uma proposta ao Centro Social de Ermesinde, actual proprietário do edifício.

Para o autarca é obrigação da Câmara “criar condições para fazer uma proposta que seja boa, justa para a Câmara, que se consiga suportar, mas também justa para o Centro Social de Ermesinde”. “Com a propriedade deste equipamento, podemos avançar com projectos, com todo um conjunto de acções para que seja possível reabilitar aquele equipamento, que está na história desta cidade e está fechado há muitos anos”, acrescentou, acreditando que “a melhor forma de o salvaguardar é através de entidades públicas”.

Segundo referiu na reunião camarária, o objectivo é que continue a ser um equipamento cultural, uma vez que “sempre que há um novo equipamento cultural não é só para Ermesinde, é também para o concelho de Valongo e para a Área Metropolitana do Porto”.

“Isto tudo para que esta cidade também continue a afirmar-se como uma grande cidade, que não tem só a Expoval, que tem bons equipamentos, que vai ter novamente um cinema, que tem parques, que também se afirma e dá qualidade de vida desta forma”, rematou.