A Câmara Municipal de Valongo celebrou protocolos de cooperação com 38 associações culturais no valor de 86.230 euros, com o objectivo de intensificar as actividades culturais e promover o território.

Segundo a autarquia, trata-se de um acréscimo de 36.560 euros em relação a 2017.

“Assumindo-se como parceiras do município, as associações culturais têm dignificado o concelho, preservando a sua identidade cultural, conseguindo recriar as tradições e reinventarem-se a cada desafio, de acordo com as exigências dos grandes eventos, designadamente a Feira da Regueifa e do Biscoito, a Feira do Livro e das Artes, o Festival Couce em Festa, a Festa do Brinquedo Tradicional Português e as Aldeias de Natal”, destaca nota de imprensa do município.

Elogiando o dinamismo do movimento associativo do concelho, José Manuel Ribeiro, presidente da câmara, lembrou que estes protocolos visam promover as marcas identitárias do concelho. “Estes protocolos são instrumentos que têm uma lógica e um objectivo estratégico: promover essas marcas da nossa terra através da cultura, seja quando falamos de Serras e Rios, de Regueifa e Biscoitos, de Bugios e Mourisqueiros, de Brinquedos Tradicionais, de Ardósia e de Património Religioso”, afirmou.