A Câmara Municipal de Penafiel vai investir mais 1,5 milhões de euros na requalificação de sete escolas do concelho. O anúncio foi feito pelo presidente da autarquia durante a cerimónia de recepção aos professores, que decorreu na semana passada, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel. Segundo Antonino de Sousa, com mais este investimento o parque escolar do concelho fica totalmente requalificado.

“Numa 1.ª fase requalificamos o nosso parque escolar com a construção de novos centros escolares para dar mais conforto e funcionalidade aos professores e alunos. Requalificamos também várias escolas e vamos avançar com mais requalificações desta vez em Rio de Moinhos, Milhundos, S. Mamede de Recesinhos, S. Martinho de Recesinhos, Galegos e Croca, num investimento de cerca de 1,5 milhões de euros sem apoios comunitários”, afirmou.

O autarca assegurou ainda que, neste ano lectivo, a Câmara vai manter todos os apoios na área da Educação.

A autarquia vai apoiar os alunos beneficiários das medidas de acção social escolar, do 1.º ciclo do ensino básico, na aquisição de livros e de material escolar e ainda a crianças da educação pré-escolar e alunos do 1.º ciclo do ensino básico, nas refeições escolares. A Câmara de Penafiel continua ainda a assegurar o transporte escolar gratuito a todos os alunos que residam a mais de 4 quilómetros da escola. Já os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, com escalão A e B, utilizadores do passe 4-18, cuja distância da residência à escola que frequentam seja igual ou superior a 2 quilómetros e igual ou inferior a 4 quilómetros, vão beneficiar de uma comparticipação da Câmara Municipal de Penafiel, refere nota de imprensa. No ensino secundário, os alunos com escalão A e B beneficiam de uma comparticipação de 75% do valor do passe por parte da autarquia. Os restantes alunos desse ciclo também beneficiam de uma comparticipação de 50% do valor do passe.

“No âmbito das Actividades de Enriquecimento Curricular a Câmara Municipal de Penafiel vai oferecer os manuais de Inglês aos alunos dos 1.º e 2.º anos de escolaridade”, refere ainda a autarquia.

Nesta cerimónia foram ainda assinados os protocolos de autonomia financeira com os agrupamentos de escola.

“A Educação continua a ser uma grande prioridade para a Câmara Municipal. Este ano lectivo vamos manter todos os apoios que até agora prestamos, pois queremos que as nossas crianças tenham as mesmas condições de acesso à educação”, resumiu Antonino de Sousa.