A Câmara Municipal de Penafiel vai construir um novo relvado sintético, no âmbito da obra de ampliação do Parque da Cidade, que ficará especialmente dedicado ao futebol amador, e uma pista de atletismo.

O anúncio foi feito por Antonino de Sousa durante a sessão solene do 3 de Março, dedicada este ano a homenagear personalidades na área do desporto.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, todos os anos o município investe cerca de dois milhões de euros anuais em apoios financeiros aos clubes, manutenção de equipamentos desportivos e apoio à requalificação de equipamentos desportivos das colectividades. Mas este ano foram ainda reforçados os apoios financeiros a todos os clubes desportivos do concelho em 10%. Apoio que é maximizado em dois casos: os clubes que têm escalão de formação recebem mais 10% e os clubes que tenham escalões femininos recebem ainda mais 10% de verba.

“Queremos mais jovens e mulheres a praticar desporto no nosso concelho”, disse o autarca.

Neste momento, o concelho de Penafiel conta com mais de 20 modalidades desportivas apoiadas pelo município, envolvendo 60 clubes desportivos, mais de 2.000 atletas federados e cerca de 1.600 jovens em escalões de formação.

Para esta dinâmica desportiva existem 80 infra-estruturas desportivas que ocupam mais de 250 mil metros quadrados.

 

Milhões de euros investidos na área social e 600 postos de trabalho criados

Durante a sessão, Antonino de Sousa lembrou que Penafiel tem honrado, ao longo dos séculos, a tarefa de liderar e inspirar a região do Tâmega e Sousa. “Um desafio que se mostra hoje mais actual que nunca e de cujo sucesso depende, em larga medida, o sucesso da própria região do Tâmega e Sousa”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal de Penafiel elencou ainda as conquistas alcançadas nos três principais eixos que a câmara definiu como prioritários para a sua governação em 2013.

Na coesão social foram apoiadas centenas de famílias e milhares de penafidelenses, com “milhões de euros direccionados para a área social”, disse o autarca, lembrando que o concelho foi o único da região e do distrito do Porto a receber o galardão de Autarquia Mais Familiarmente Responsável. Além disso, na próxima semana, avança a constituição da Comissão Municipal de Protecção de Idosos de Penafiel, referiu.

No âmbito da coesão territorial, o concelho aproximou os serviços públicos das populações, com quatro Espaços do Cidadão já a funcionar e outros cinco que arrancam em Abril. Beneficiaram-se ainda “centenas de quilómetros em vias e execução de passeios”. A luta pelo IC35 também não acabou, e Antonino de Sousa diz que vai apelar à ajuda do Presidente da República.

Porque “só um território competitivo é capaz de atrair investimento que criar riqueza e emprego”, essa tem sido uma prioridade do município. “Celebramos contratos de investimento que criaram 600 postos de trabalho directo e a taxa de desemprego baixou cerca de 34% no último ano”, salientou o presidente de câmara.