O IC35 pode estar mais uma vez em risco de não avançar. A Câmara Municipal de Penafiel está preocupada com as últimas previsões do Governo de Portugal em cortar 430 milhões de euros no orçamento da Infraestruturas de Portugal, “situação que poderá colocar em causa, por tempo indeterminado, a construção do IC35”, diz nota de imprensa da autarquia.

Realiza-se hoje, no Porto, uma conferência de imprensa da distrital do PSD para denunciar a falta de respeito por parte do Governo com os munícipes da Maia, Trofa, Penafiel e Marco de Canaveses, “e exigir a concretização de infraestruturas rodoviárias de elevada importância para o desenvolvimento daquelas regiões”. “O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, no debate da especialidade do Orçamento do Estado para 2017, afirmou que as obras da variante à EN 14, IC35 e da variante à EN 211 já não se iriam concretizar”, diz o PSD Porto.

Recorde-se que, em 2015, o anterior Governo oficializou o concurso para a construção do IC35, mas que, este ano, a obra foi suspensa. “Perante este cenário, a Câmara Municipal de Penafiel está indignada com a atitude do actual ministro do Planeamento e das Infraestruturas e com o seu Governo pela falta de interesse e falta de sensibilidade sobre a situação do IC35”, sustenta a autarquia. Repudia ainda a atitude do Governo por “atrasar constantemente os procedimentos do concurso lançado pelo anterior Governo para a construção do primeiro lanço do IC35 entre Penafiel e Rans, obra que, nesta fase, já poderia estar em execução”, acrescenta a mesma fonte.

“A Câmara Municipal de Penafiel apela ainda à responsabilidade e bom senso do Governo de Portugal para a inclusão da obra do IC35 no plano de obras a executar em 2017”, apela o município, lembrando que esta obra é reclamada à mais de duas décadas pelos concelhos de Penafiel, Marco de Canaveses, Cinfães e Castelo de Paiva.