Incentivar a cultura científica e a participação das crianças e jovens nas questões da sustentabilidade é o grande objectivo do Fundo Ambiental e de Investigação Lousada Sustentável. Mais uma vez, o município vai premiar as ideias de estudantes, desde o primeiro ano do ensino básico até ao nível de mestrado, no ensino superior.

Os estudantes, residentes ou não em Lousada, deverão apresentar projectos no âmbito da sustentabilidade, que tragam benefícios ambientais e sociais para o município, independentemente da escala, lembra nota de imprensa da autarquia.

“Todas as ideias são bem-vindas, mesmo que sejam aplicáveis apenas à escala de um jardim, rua ou bairro, e podem ser apresentadas individualmente ou em grupo. Serão premiadas as propostas mais originais, com maior utilidade pública e ambiental (independentemente da escala) e com maior potencial de replicação, até a um máximo de dois prémios por nível de escolaridade”, explica a mesma fonte.

Os prémios consistem num valor monetário que dependerá do nível de escolaridade dos estudantes, entre 250 a 1250 euros.

As candidaturas estão abertas de 2 de Abril a 2 de Maio 2018.

O júri será constituído por um representante da Câmara Municipal de Lousada, por um representante de uma instituição de ensino superior e por um representante de uma Organização Não Governamental cujo âmbito de actuação seja a Educação Ambiental e a Conservação da Natureza.

Em nota de imprensa, a Câmara de Lousada lembra que desde 2016, a autarquia tem assumido um conjunto de compromissos ambientais no sentido da redução da pegada ecológica e do uso eficiente de recursos, assim como no âmbito da educação e sensibilização ambientais.

“Neste contexto, declarou 2017 como o Ano Municipal do Ambiente e Biodiversidade e tem desafiado os seus munícipes a participar nas diversas iniciativas ambientais em curso, como sejam o PlantarLousada, o BioLousada, o LousadaCharcos, o Bioescola, o Lixo Sustentável, os Gigantes Verdes, o BioFest ou as acções do projecto europeu IMPRINT+”, refere o município.