Foto: Câmara de Lousada

A Câmara Municipal de Lousada vai oferecer carvalhos, sobreiros, castanheiros, faias, bétulas, amieiros, freixos, pinheiros-mansos, ciprestes, pilriteiros, azevinhos e medronheiros no âmbito da iniciativa Plantar Lousada.

A campanha, designada “Plantar Lousada… no seu Quintal”, tem como objectivo colocar as famílias lousadenses a plantar árvores em suas casas, um pouco por todo o concelho.

Segundo a autarquia, há 10 mil árvores para oferecer até 31 de Dezembro. “Se tem um quintal ou terreno, temos árvores para si!”, desafia o município.

“Com o ‘Plantar Lousada… no seu quintal!’ todos podem plantar. Como as solicitações para apoio às plantações têm sido muitas, iremos disponibilizar árvores a todos os munícipes que queiram beneficiar o seu quintal ou propriedade, até um total máximo de 10 mil árvores”, lê-se na descrição do projecto.

Para receber estas árvores, de forma gratuita, basta ir inscrever-se e preencher os formulários disponibilizados no site da câmara municipal. Também pode ler o regulamento para esclarecer dúvidas. As árvores são para plantar no território de Lousada.

Recorde-se que, no âmbito do Ano Municipal do Ambiente e Biodiversidade promovido em 2017, foram realizadas em Lousada 15 acções de plantação, por todo o concelho, em mais de 10 hectares de terrenos. No total, foram plantadas 4.500 árvores de 22 espécies diferentes, graças “ao extraordinário apoio de mais de 700 voluntários e 25 instituições que contribuíram com cerca de 3000 horas de trabalho solidário para esta causa ambiental”, refere a autarquia.

O objectivo é plantar 10 mil árvores no concelho até ao final do Inverno de 2017.