Foto: Câmara de Valongo

O espectáculo de apresentação da Cápsula do Tempo e a inauguração da exposição “A História Desconhecida da Pedra Negra de Valongo” são as iniciativas que encerram as comemorações dos 180 Anos do município de Valongo, na próxima segunda-feira, dia 27 de Novembro.

A apresentação da Cápsula do Tempo terá lugar no Pavilhão Municipal de Valongo às 10h00, incluindo o musical “Da Lenda à História” e coreografias alusivas aos 180 Anos de município, explica nota de imprensa da autarquia.

“Será também encerrada a Cápsula do Tempo que esteve no Museu Municipal do Valongo, disponível para todos os que desejaram deixar uma mensagem. A ideia é provocar um diálogo entre gerações, de modo a que os desejos e os esforços para uma sociedade e um mundo melhor, possam ser vistos em perspectiva, daqui a 20 anos, por pessoas que nos acompanharam nesta jornada. Ao longo deste período, a cápsula do tempo será preservada, cabendo ao município a sua guarda até ao bicentenário do concelho”, refere a mesma fonte.

À noite, decorre a inauguração da exposição “A História Desconhecida da Pedra Negra de Valongo”, no Museu da Lousa/Centro Cultural de Campo, pelas 21h00.

“Esta mostra tem como objectivo trazer para a ribalta aspectos desconhecidos da exploração da ardósia no concelho de Valongo e mostrá-los ao maior número possível de pessoas. Para se materializar este projecto uniram-se duas vertentes: uma mais antropológica através do contacto com a população que, de uma forma mais ou menos directa esteve em contacto com este universo e outra científica, ancorada na pesquisa bibliográfica, documental e imagética”, diz nota de imprensa da Câmara Municipal de Valongo.

A autarquia diz que estes novos elementos permitirão actualizar o Museu da Lousa e executar um documentário.

O dia encerrará com a apresentação de uma performance criada especialmente para este momento, baseada na “Canção do Mineiro” e trabalhada pelos Cabeças no Ar e Pés na Terra, Associação Cultural.