A Câmara Municipal de Paços de Ferreira diz que está pendente, desde Outubro, a luz verde da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) para que possa arrancar no concelho o projecto de investimento de uma empresa de capital vietnamita, que ultrapassa os 200 milhões de euros.

Em comunicado, a autarquia sustenta que desde 26 de Outubro que o projecto da IST está em avaliação na AICEP. “O município aguarda que Miguel Frasquilho, presidente da AICEP e membro de vários governos do PSD, dê luz verde ao investimento, tanto mais que este projecto foi apadrinhado pelo ex-vice-primeiro-ministro, Paulo Portas”, referem.

Segundo a mesma fonte, a consultora internacional Ernst&Young S.A, no âmbito Programa Operacional Competitividade – Portugal 2020, submeteu, no dia 26 de Outubro, a candidatura da IST – INTERNATIONAL SEMICONDUCTOR TECHNOLOGY, S.A a Projectos de Interesse Especial e de Interesse Estratégico de I&D, para construção e instalação de uma fábrica de semi-condutores em Paços de Ferreira.

A IST estima investir 202 milhões de euros, dos quais 72 milhões de euros serão em I&D, e pretende instalar-se no parque de exposições da Capital do Móvel.

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira “lamenta o atraso de quase dois anos por parte do anterior governo PSD/CDS na abertura das candidaturas às empresas a fundos comunitários, facto que prejudicou muitas empresas e encravou projectos de investimento cruciais para o desenvolvimento económico do concelho”.