A Câmara de Valongo aprovou por unanimidade o projecto final de regulamento municipal para atribuição de prémios de excelência e mérito que visa, objectivamente, o reconhecimento do sucesso escolar e formativo. Este prémio, que será atribuído já este ano lectivo, abarca todos os ciclos de escolaridade, bem como os cursos profissionais e de aprendizagem.

Em declarações ao VERDADEIRO OLHAR, o vereador da Educação, Orlando Rodrigues, frisou que o objectivo principal da autarquia é “incentivar na melhoria das aprendizagens”, considerando que o reconhecimento periódico de alunos e formandos é uma forma de estimular o desenvolvimento económico, cultural e social da juventude e da sociedade em geral. O vereador frisa ainda que para além de valorizar o sucesso do percurso formativo, o prémio de excelência e mérito enaltece ainda os bons comportamentos.

O prémio de excelência e mérito destina-se a alunos e formandos que frequentem estabelecimentos de ensino e formação públicos, privados ou cooperativos que frequentem os últimos anos de cada ciclo, ou seja, que estejam no 4º, 6º, 9º e 12º ano de escolaridade. A autarquia decidiu que este prémio, com  periodicidade anual, estará dividido em duas categorias: excelência e mérito escolar e excelência e mérito cívico. De referir que este último tem por objectivo destacar alunos, grupos ou turmas que, pelo seu esforço, dedicação a nível académico com implicação a nível cívico, empenho, sentido de justiça e exercício de cidadania se destaque, por exemplo, no desenvolvimentode iniciativas exemplares, revelem grande espírito de sacrifício ou abnegação em prol dos outros, entre outros.

Conforme explicou Orlando Rodrigues, caberá aos agrupamentos escolares, bem como aos centros de formação, indicar os nomeados, cabendo depois ao júri, composto pelo vereador da Educação e seis elementos do conselho municipal de Educação, seleccionar os vencedores. Os prémios terão uma natueza simbólica e material, de cariz educativo. Apesar de não haver Orçamento aprovado para 2016, está previstauma dotação de 4 mil euros destinados a este fim. A cerimónia de entrega de prémios terá lugar no iníico de cada ano lectivo seguinte.