À semelhança do Museu Nacional de Arte Antiga e do projeto desenvolvido em Londres pela Nacional Gallery, intitulado “the grand tour”, o município de Valongo, através do Arquivo Histórico Municipal leva, até Janeiro de 2016, a exposição Valongo a Preto&Branco às ruas do núcleo antigo de Valongo.

Esta iniciativa visa a colocação de painéis com fotografias de antigas padarias, biscoitarias, assim como, padeiros e biscoiteiras, ao longo das ruas Sousa Paupério, Sousa Pinto, Sra. da Hora, Marques da Rocha, Sousa Viterbo, Dr. Cândido e Dias de Oliveira, contribuindo para enriquecer a “rota do grão ao pão”, num espaço onde estão sinalizadas mais de 40 casas onde outrora existiram fornos a lenha.

Esta rota que oferece um percurso pedestre pelas antigas padarias e biscoitarias assume uma importância simbólica relevante para o concelho e que associada à valorização do Turismo, potencia os produtos e lugares a ele associados.

A exposição agora na rua, partilha a memória colectiva numa linguagem que constitui um património identitário do concelho de Valongo.