A cerca de três semanas da entrada em vigor da nova legislação, a Câmara de Penafiel prepara-se para apresentar um novo regulamento de apoio para esterilização de animais de companhia, informou a autarquia.

O regulamento, que será aprovado brevemente, prevê o incentivo e até o apoio a famílias mais carenciadas, que o desejem, da esterilização do seu animal de companhia (cão ou gato) no sentido de evitar que sejam abandonadas ninhadas.

Segundo a mesma fonte, neste domínio, o executivo municipal já apresentou projecto de requalificação e ampliação do canil, que aguarda financiamento da administração central.

Em nota de imprensa, o executivo municipal, liderado por Antonino de Sousa, lembra que lançou, este ano, a campanha de incentivo à adopção “Adopte um Amigo. Não abandone!”, oferecendo a esterilização, a identificação electrónica, a vacinação e a desparasitação a quem adoptar no canil municipal.

A autarquia, tem, também, nos últimos meses, implementado novas medidas tendo como propósito promover a saúde pública e o bem-estar dos animais, adquirindo uma nova viatura para transporte de animais e promovendo a abertura de parque canino, no parque da cidade, para que os cães de companhia possam correr e reduzir os níveis de stress, reduzindo assim problemas comportamentais, um dos factores que leva ao abandono.

Ainda no âmbito da promoção do bem-estar animal foi implementado o projecto de apoio e incentivo para famílias que pretendam a esterilização dos seus animais.

“Penafiel quer não apenas cumprir a nova lei, que entra brevemente em vigor, mas também continuar a implementar boas práticas para o respeito e protecção dos animais”, lê-se na nota que nos foi enviada que esclarece, também, que é objectivo da câmara continuar com as campanhas de sensibilização e esterilização de animais errantes, assim como de adopção de animais abandonados.

Segundo a autarquia, todos os animais acolhidos pelo centro de recolha oficial do canil municipal de Penafiel que não sejam reclamados pelos seus detentores, no prazo de 15 dias, a contar da data da sua recolha, presumem-se abandonados e são obrigatoriamente esterilizados e encaminhados para adopção.

2 Comentários

Comments are closed.