Foto: Paulo Pinheiro

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Rebordosa completou 39 anos e homenageou os cadetes masculinos e femininos que venceram o campeonato nacional de manobras e estiveram recentemente na Áustria, a representar Portugal no Campeonato Internacional de Manobras.

A cerimónia do 39.º aniversário ficou igualmente marcada pela atribuição de 20 medalhas de assiduidade e dedicação a soldados da paz, cinco de grau cobre, quatro de grau prata, duas de grau ouro (15 anos) e nove de grau ouro (20 anos).

Ao Verdadeiro Olhar, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Rebordosa, Abel Moreira, assumiu que a instituição  a que preside, é, hoje, aceite por todos os parceiros e pela comunidade, sendo o seu trabalho reconhecido.

Foto: Paulo Pinheiro

Abel Moreira reiterou que a instituição goza de saúde financeira, dispõe de um parque automóvel que, apesar de integrar algumas viaturas antigas, tem sido renovado.

A este propósito,  o presidente dos Bombeiros Voluntários de Rebordosa realçou que a corporação estabeleceu um protocolo com o INEM para a aquisição de uma ambulância de socorro, que será financiada pelo INEM mas que estará no quartel dos bombeiros ao dispor da comunidade. “É mais um meio que vamos ter disponível e que vai prestar cuidados de saúde pré-hospitalares à população, reforçando a assistência médica em casos de acidente ou doença súbita”, frisou, salientando que este veículo deverá chegar até ao final do ano.

Foto: Paulo Pinheiro

Quantos a meios que integram o parque automóvel, Abel Moreira reconheceu que a corporação apesar de estar bem apetrechada necessita de mais uma viatura de combate a incêndios florestais.

O dirigente ressalvou, ainda, o facto da corporação ser a mais jovem do país, dispondo de um corpo activo dinâmico que integra 120 bombeiros.

A corporação de Rebordosa tem uma área de influência que abrange freguesias de Vilela, Astromil, Duas Igrejas e a cidade de Gandra.

Foto: Paulo Pinheiro