Há burlões que, através de contacto telefónico, estão a pedir a mulheres fotografias para um falso rastreio mamário.

O alerta foi lançado hoje, pelo ACES do Vale do Sousa Norte, que denuncia que utentes estão a ser contactadas para um “alegado centro de rastreio mamário”, e que, para a abordagem ser mais verosímil, a pessoa em causa identifica-se como sendo a “Dr.ª Manuela, em substituição da Dr.ª Albina, profissional” da instituição.

Ao que tudo indica, nestas chamadas fraudulentas, alerta a ACES, as utentes são convidadas a participar neste alegado rastreio, tendo conversas ao telefone de cariz sexual.

“O discurso é duvidoso, obsceno, na área ginecológica” e, durante o contacto, “solicitam fotos” às utentes, denuncia o director executivo do ACES, acrescentando que este tipo de abordagem “em nada corresponde à actuação dos profissionais” deste organismo, “no que respeita à prestação do rastreio mamário, ou outros cuidados de saúde”.

Aliás, Hugo de Sousa Lopes sublinha, mesma nota de imprensa, que “o rastreio do cancro da mama e outros organizados pelo Centro de Saúde deste ACES, são “devidamente programados e articuladas com os centos de rastreio da Liga Portuguesa Contra o Cancro”.

Assim, aconselha as utentes a “não atenderem a estranhos ou responderem a este tipo de contactos telefónicos”.

Caso surjam “situações idênticas” a esta referida, o ACES aconselha a “chamar, de imediato, as autoridades”, aconselha Hugo de Sousa Lopes.