A CDU apresentou Bruno Sousa como candidato da coligação à Câmara de Penafiel. Repete-se assim a candidatura das Autárquicas de 2017. Nessa altura, a CDU conseguiu 1,52% dos votos.  

Jesus Ferreira será o primeiro candidato à Assembleia Municipal de Penafiel.

Na apresentação da candidatura, Bruno Sousa agradeceu o convite para “encabeçar a lista à Câmara Municipal de Penafiel, a qual integra gente competente, séria, honesta e defensora dos valores de Abril”.

Segundo o professor, o que distingue a CDU dos restantes partidos é o facto de os candidatos serem os mesmos “durante a campanha e quando estão na gestão da causa pública”.

O candidato deixou farpas à oposição. “Nos últimos 20 anos temos tido uma oposição que apenas é oposição de nome, quer na câmara, quer na Assembleia Municipal. Agora, até se coligou com um partido, que a 300 quilómetros de Penafiel se associou a um outro partido para derrubar a gestão do PS nessa autarquia. Assim se vê que não há vontade de estar ao lado dos penafidelenses, mas sim ao lado de interesses escondidos aos penafidelenses”, apontou.

Bruno Sousa defendeu a importância de ter a voz da CDU na Câmara e na Assembleia e definiu algumas das prioridades da sua candidatura para o concelho, desde o emprego ao movimento associativo, juventude, ambiente, transportes, turismo e habitação.

Na área do emprego é preciso “atrair investimento e premiar as boas práticas laborais no concelho”. “Que a Câmara municipal seja o exemplo de boas práticas laborais, dando contratos de trabalho aos assistentes operacionais nas escolas e que não pactue com o trabalho escravo, no qual pagam tostões para que essas pessoas acrescentem algo mais ao seu subsídio de desemprego e ainda têm que procurar activamente emprego”, criticou. Frisou ainda que é preciso mais apoio ao associativismo “e que sejam parceiros efectivos da autarquia na dinamização cultural e desportiva”, “não desprezando nenhuma colectividade e nem procurando que algumas se tornem em determinado tipo de instituições para terem mais facilidades na obtenção de apoio financeiro”.

O docente defendeu ainda uma juventude “que seja interventiva, organizada em associações de classe e nas colectividades, para que exponham os seus anseios”. No ambiente, caso seja eleito, Bruno Sousa quer “premiar as boas práticas ambientais dos penafidelenses, começando nos espaços municipais”. “Premiar, com descontos na tarifa da água (por exemplo), a adopção de animais do canil municipal e quem tiver animais de companhia, que proceda ao seu registo, para também ser inserido nesta medida”, disse.

Na área dos transportes, o líder da candidatura da CDU à Câmara realça que é preciso reforçar os horários de ligação das freguesias à sede do concelho e à futura central de transportes. Já no turismo, deve ser lançada “uma rota de percursos pedestres e outros, aproveitando e revitalizando os antigos caminhos romanos existentes no concelho, bem como passeios ao longo dos ribeiros”. Por último, uma das prioridades de Bruno Sousa é a habitação. Quer “cumprir e fazer cumprir, sem mentiras e sem habilidades de bastidores, o artigo 65.º da Constituição: todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade da família”.