Foto: Luciano Fonseca

Os Bombeiros Voluntários de Lordelo, em Paredes, comemoram, este sábado, 49 anos de existência. A principal ambição é a construção do novo quartel que já tem maquete.

A meta já tinha sido posta em cima da mesa na reeleição do presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lordelo, Miguel Ferreira, em Dezembro de 2018. “O actual espaço é exíguo e não permite dar resposta às necessidades quer materiais quer em termos de recursos humanos. Cerca de 40% das viaturas estão acomodadas no exterior do quartel porque o espaço é diminuto e não permite albergar todas as viaturas. No que toca aos recursos humanos, necessitamos, também, de novas camaratas femininas e masculinas, já que as existentes não respondem às necessidades da corporação”, adiantou, na altura, ao Verdadeiro Olhar.

A escritura de aquisição do terreno foi assinada em Janeiro e agora já há maquete. O projecto está agora “em fase terminal”, sendo que, nesta sexta-feira, o objectivo era entregar” à Câmara a parte de arquitectura para depois ver se se avança com o quartel o mais urgente possível”.

Foto: Luciano Alves

“No próximo ano, efectuaremos os 50 anos, é um número bastante sonante e nós teremos todo o desejo de inaugurar o novo quartel nesse aniversário”, revela Miguel Ferreira.

O edifício ficará situado junto ao posto da GNR, com uma área total de 5.407 metros quadrados.

Outra das ambições que o presidente descreve é a aposta na formação. “Não vamos baixar os braços, continuamos todos os dias em formação”, refere, sublinhando que aquele corpo de bombeiros, composto por cerca de 150 elementos (aproximadamente 90 no activo) está a ficar “super excelente na parte da formação”.

As comemorações do 49.º aniversário decorrem este sábado, com o hastear das bandeiras às 9h00; a homenagem aos bombeiros falecidos, no cemitério, às 10h00; a formatura geral, às 14h30; a tomada de posse do segundo comandante e promoções, às 15h20; as distinções honoríficas, às 15h45; às 16h00, a Sessão solene no quartel; a missa de aniversário no quartel, às 17h00; e o dia termina, às 18h30, com um lanche convívio.

Rui Neves vai tomar posse como segundo comandante, ele que “foi adjunto durante bastantes anos”. “Agora o comandante e a direcção entenderam por promovê-lo e bem”, conclui.