Equipas das associações humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa, em Penafiel, e dos Bombeiros Voluntários de Rebordosa, em Paredes, vão representar Portugal no Campeonato Internacional de Manobras que se realiza na Áustria.

Tanto a equipa masculina, categoria B, dos Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa como a equipa feminina, categoria A, dos Bombeiros Voluntários de Rebordosa sagraram-se campeãs de manobras no campeonato recentemente realizado em Penafiel. Para a Áustria seguem ainda as equipas de cadetes femininos e masculinos da corporação de Rebordosa.

Ambas as corporações esperam conseguir bons resultados.

Paço de sousa representa o país pela segunda vez

Foto: Câmara Municipal de Penafiel

Segundo o comandante da corporação, Adelino Correia, os bombeiros de Paço de Sousa estão optimistas na obtenção de um resultado que dignifique a vila, a região e o país.

“Os meus homens estão preparados, já deram mostras que são capazes de competir em qualquer cenário, mas, como em todas as provas e competições, persiste um nervo miudinho”, disse, salientando que, nos últimos seis meses, os bombeiros têm vindo a preparar-se com afinco para esta competição.

Adelino Correia recordou que além da equipa B, comitiva que integra 10 elementos, segue para a Áustria a equipa A, que vai apoiar a equipa que se sagrou recentemente campeã nacional de manobras no campeonato que decorreu no complexo desportivo do Parque da Cidade de Penafiel e foi organizada pela Liga dos Bombeiros Portugueses e pela Câmara Municipal de Penafiel.

Em declarações ao Verdadeiro Olhar, o responsável pelo corpo activo dos Bombeiros de Paço de Sousa realçou que o campeonato internacional de manobras é uma prova exigente, que conta com as melhores corporações europeias, com o favoritismo a recair no país anfitrião.

“A Áustria é efectivamente um país com tradições neste tipo de competições, pelo que se afigura como um dos sérios candidatos a vencer a prova. Estamos a falar de um país cujos bombeiros são profissionais e que se preparam exclusivamente para este tipo de competições”, avançou, reiterando que a corporação de Paço de Sousa tem uma palavra a dizer e que vai ter uma semana para se adaptar e fazer um resultado à altura do seu valor.

Esta é a segunda vez que a Associação de Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa vai representar o país em provas internacionais.

Rebordosa leva equipa A em femininos e ainda equipas de cadetes masculinos e femininos

Já a equipa equipa feminina, categoria A, dos Bombeiros Voluntários de Rebordosa (Paredes), que se sagrou campeã nacional de manobras, também vai competir na Áustria. Com as meninas seguem ainda a formação de cadetes masculinos e a de cadetes feminos, formando um total de 24 elementos.

O adjunto de comando dos Bombeiros de Rebordosa, Manuel Moreira, reconheceu que estar na Áustria é um prestígio para a corporação.

“Vamos tentar dignificar a corporação e o país. Estamos conscientes das dificuldades que vamos encontrar, mas o simples facto de competir numa prova onde estão os melhores é já motivo de regozijo”, referiu.

No Campeonato Nacional de Manobras, os Bombeiros de Rebordosa sagraram-se primeiro classificado em cadetes masculinos, cadetes femininos, terceiros classificados na categoria A masculinos e primeiro classificados na categoria A femininos.

O Campeonato Nacional de Manobras que decorreu recentemente em Penafiel contou com 700 bombeiros, divididos por 28 equipas, de 18 corporações, integrando bombeiros voluntários, profissionais e cadetes.