Fotografia: Bombeiros Voluntários de Baltar

Os Bombeiros Voluntários de Baltar foram premiados com o 1.º lugar distrital e o 2.º lugar a nível nacional na competição “Bombeirinhos de Ferro” que decorreu em Lamego, nas categorias de infantes e cadetes. A prova contou com a presença de 22 corpos de bombeiros e com cerca de 500 elementos destas duas categorias.

Os bombeiros André Neves, Bruna Gonçalves, Daniela Coelho, Diana Barbosa, Jorge Barbosa, Sara Garcês, Soraia Vieira e Tiago Machado formaram as equipas.

Ao Verdadeiro Olhar, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Baltar, Delfim Cruz, realçou que nesta prova pretendeu dar a conhecer à população em geral, num ambiente de espectáculo, algumas das actividades desenvolvidas na formação das Escolas de Infantes e Cadetes, com destaque para condição técnica e psicológica inerentes ao desempenho.

Segundo o responsável pela corporação de Baltar, a prova foi realizada num ambiente controlado e competitivo, em que as Escolas de Infantes e Cadetes, de acordo com o seu escalão, realizaram várias tarefas, designadamente subir a comunicações verticais, elevar material, montagem de linhas de mangueiras, enrolar mangueiras, resgatar vítimas, transpor obstáculos, transportar equipamentos, “numa luta física e mental correm contra o tempo”.

Publicidade

O responsável da corporação esclareceu, ainda, que além destas tarefas os infantes e cadetes tiveram, também, que realizar exercícios de passagem de obstáculos com altura de 1,5 metros; conectar mangueiras e estender;  enrolar dois lanços de mangueiras de 45; fazer o  transporte de bidões de 30 litros durante cerca de 10 metros; transporte de manequim com peso de cerca de 35 Kg durante cerca de 20 metros e roscar agulheta em hidrante após corrida de cerca de 20 metros, subida de duas escadarias com cerca de 50 degraus.

Cada cadete teve que puxar um lanço de mangueira com corda guia numa altura de cerca de 20 metros e engatar dois lanços de escada.

Delfim Cruz sublinhou que a obtenção destes dois prémios teve uma importância acrescida para a corporação constituindo uma motivação para os infantes e cadetes e para a constituição de novas Escolas de Infantes e Cadetes.

O responsável pelo corpo activo dos Bombeiros de Baltar ressalvou, também, que esta foi a primeira vez que se realizou esta competição e a participação dos bombeiros só foi possível porque a instituição e um amigo do Corpo de Bombeiros  se empenharam e motivaram os soldados da paz a participar.