O ano de 2021, em Paredes, ficará marcado pelo evocar de uma figura que marcou o passado e por um momento de reflexão para pensar o presente e o futuro do concelho.

Além de comemorar os 200 anos do nascimento de José Guilherme Pacheco, antigo presidente da câmara que deu um importante contributo no desenvolvimento do concelho e que ficou conhecido como “rei” de Paredes, a autarquia pretende envolver a população na definição do futuro do território no âmbito da agenda municipal 20/30.

Uma das grandes conquistas do conselheiro José Guilherme Pacheco foi a conquista do comboio para Paredes, e Alexandre Almeida já tinha usado essa metáfora para avançar, em 2020, que “2021 seria um ano para parar, escutar, olhar, medir o que tinha sido feito em Paredes e qual o rumo” a dar ao concelho.

Agora o presidente da Câmara de Paredes, que falará deste tema a 10 de Fevereiro, na conferência que será o ponto alto das comemorações, adianta que brevemente vão divulgar “uma série de inquéritos que realizados junto de algumas instituições (empresariais e de ensino, entre outros) que vão ajudar a definir o que se pretende para Paredes nos próximos anos”. “A ideia é envolver a população. É um trabalho que não pode ser feito só por nós. Essa agenda vai ser coordenada por nós, mas o trabalho também vai ser feito pelos paredenses”, referiu durante a apresentação do programa das comemorações.

Homenagem com prémio literário e artístico, conferência e exposições

José Guilherme Pacheco nasceu no Rio de Janeiro a 10 de Fevereiro de 1821 e acabou por tornar-se numa “das mais ilustres referências do concelho de Paredes”, tendo uma estátua em frente aos paços do concelho, no Parque a que dá o nome.

Ocupou o cargo de presidente da Câmara Municipal de Paredes ao longo de sete anos e foi advogado cerca de 30 anos.

Foi responsável pela chegada do telégrafo a Paredes, por uma grande aposta na rede viária, pela passagem de comboio no concelho e pela construção de várias escolas. Desempenhou vários cargos públicos e foi co-fundador do Jornal de Notícias.

Segundo Alexandre Almeida, a comemoração do bicentenário do nascimento do conselheiro, que inclui várias iniciativas, terá como ponto alto uma Conferência, para já pensada para presencial e online, mas que pode ser apenas online dependendo da situação pandémica do país. Terá como foco o liberalismo e também o desenvolvimento dos municípios e os caminhos de futuro para Paredes.

De destacar também o prémio literário e artístico – O tempo e a figura de José Guilherme Pacheco, que vai envolver as escolas e culminar com uma exposição, e uma mostra sobre o “rei” de Paredes com espólio de objectos pessoais a realizar na Casa da Cultura.

Depois, iniciativas municipais como a Revista Cultural Orpheu ou o Prémio Literário António Mendes Moreira terão José Guilherme Pacheco como enfoque principal em 2021.

Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

O programa das comemorações conta com a participação de João Pacheco Miranda, jornalista e representante da família de José Guilherme Pacheco. Da comissão de honra fazem, para já, nomes como o de António Sousa Pereira (Reitor da Universidade do Porto), Eduardo Ferro Rodrigues (Presidente da Assembleia da República), Inês Cardoso (Directora do JN) e Manuel Machado (Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses).

Programa

Prémio literário e artístico – O tempo e a figura de José Guilherme Pacheco

Dirigido às escolas do concelho e alunos universitários residentes no concelho

Inscrições: De 25 de Janeiro a 25 de Março de 2021

Deliberação: 26 de Março a 19 de Abril de 2021

Divulgação de resultados: 30 de Abril de 2021

Exposição concelhia de rua: 1 de Junho a 2 de Julho de 2021 (com a participação do CLDS- 4G)

Conferências – Comemoração do Bicentenário do Nascimento de José Guilherme Pacheco – 10 de Fevereiro de 2021, na Casa da Cultura de Paredes

Convidados e moderador confirmados: João Pacheco Miranda, Fernando de Sousa, José Pacheco Pereira, José Luís Carneiro, Carlos Daniel e Alexandre Almeida

Exposição (com espólio de objectos pessoais) – José Guilherme Pacheco

Inauguração: 19 de Fevereiro de 202, Casa da Cultura de Paredes

Curadoria: João Pacheco Miranda

Patente: 3 meses

Apresentação da Revista Cultural Orpheu Paredes, ano 2021, 3.ª edição

5 de Março de 2021

Biblioteca Municipal de Paredes

Prémio Literário António Mendes Moreira

5 de Março de 2021 até final de Setembro de 2021

Tema: O Rei de Paredes

Para apresentar em Outubro de 2021, no evento Noites Negras

Apresentação do livro “As Casas dos Brasileiros de Torna-viagem”, de Alda Neto, 19 de Junho de 2021 no Jardim da Biblioteca Municipal de Paredes

Apresentação da versão fac simile da Monografia de Paredes, com reprodução das atas das conferências de dia 10 de Fevereiro

17 de Julho de 2021, no Jardim da Casa da Cultura de Paredes

Orpheu Paredes Social – Oficinas de arte (música, dança, teatro e artes plásticas), de 1 de Agosto a 31 de Agosto

Tema: O Rei de Paredes

Locais a definir oportunamente