Quatro atletas de trail running da região vão representar as cores nacionais no Ultra Trilho dos Abutres, prova que decorre na Serra da Lousã, este sábado, integrada no Campeonato do Mundo de Trail.

Bruno Sousa e Bruno Silva, de Paredes, e Paula Barbosa e Marisa Vieira, de Penafiel, fazem parte da Selecção Nacional portuguesa. São todos atletas com provas dadas e vários títulos conquistados e têm em comum a paixão pela modalidade. Conhecem-se sobretudo das provas onde todos, sem excepção, se tornam “amigos”, garantem. Participaram em dois estágios, em Melgaço e já no local de realização da prova.

Miro Cerqueira | Prozis

O Ultra Trilho dos Abutres tem uma distância total de 44 quilómetros. Segundo a organização, a prova define o campeão do mundo e “será uma experiência única para os participantes, na medida em que o percurso será idêntico à prova mundial”.

Somam vários títulos

Bruno Coelho tem 36 anos e é de Paredes. Chegou à competição no trail desafiado pelos amigos e pela “curiosidade de um novo desafio”. Antes praticava triatlo e participava em provas de corrida de estrada. É guarda prisional e representa a Trail Team Bifase. Esta não é a primeira vez que integra a Selecção Nacional.

Foto: MaTias Novo Fotografia

Porquê o trail running? “Pelo prazer de poder aliar a corrida ao contacto directo com a natureza que tem um efeito tranquilizante e de liberdade”, explica o paredense. Além disso, a modalidade permite descobrir “locais fantásticos”.

O atleta acumula já alguma experiência em diversas provas distintas. “A nível de participações destaco as do evento UTMB em que participei em várias distâncias do evento 170 quilómetros e 101 quilómetros e, no ano passado, nos 118 quilómetros. Acompanhei o atleta Augusto Pinto Paredense na sua participação na Badwater nos EUA! Já fiz outras provas do circuito mundial Transgrancanaria, o MIUT ilha da Madeira, Rota dos Baleeiros no Faial. Tenho disputados os vários circuitos nacionais em todas as distâncias e este ano conquistei o título de campeão Endurance da Associação Trail Running Portugal na prova dos 105 quilómetros do Ultra Trail do Marão e fui vice-campeão do Campeonato Ultra em Maio na prova das Estrela Grande Trail 50 quilómetros”, resume o paredense.

Este fim-de-semana, a meta é “fazer a prova nas quatro horas e ajudar o colectivo a atingir o melhor resultado possível”. Bruno Coelho espera espera conseguir um podío a nível colectivo no sector masculino.

Este ano está já inscrito noutra prova, na Serra de Arga, onde se irá disputar o título de campeão nacional de Trail 37 quilómetros e no Ultra Pirinéu para disputar os 90 quilómetros. Espera participar noutras se conseguir apoios. Os objectivos são sempre vencer, admite.

Imagem: Oralklass Amigos do Trail

O outro atleta de Paredes que vai vestir as cores nacionais é Bruno Silva, natural de Gandra. Integra a equipa Oralklass – Amigos do Trail e, recentemente, venceu o Trail do Capitão, em Rebordosa, e obteve o primeiro lugar da geral do Santo Thyrso Ultra Trilhos 30km Series 100.

De Penafiel, integram a Selecção Paula Barbosa e Marisa Vieira.

Paula Barbosa tem 42 anos e é assistente operacional. Partilha com Bruno Silva a equipa Oralklass – Amigos do Trail.

“Primeiro comecei por correr sem objectivos competitivos, fui ganhando algumas provas regionais e algumas pessoas mais chegadas aconselharam-me a começar a competir a sério. Sempre pratiquei desporto”, recorda a atleta.

A penafidelense, que compete desde 2016, foi, logo nesse ano, vice-campeã de Trail e Campeã de Sénior. “Em 2017, lancei-me no mundo das Ultras e fui vice-campeã no meu escalão. Em 2018, fui Campeã no Campeonato Nacional de Trail Ultra e vice-campeã de Trail no meu escalão. Mas, para mim, o maior e mais valioso título alcançado até hoje é o de Campeãs Nacionais de Trail”, refere.

Com a cabeça focada nesta prova do Mundial, Paula Barbosa sustenta que um “atleta de trail running tem que ser forte física e mentalmente”.

Foto: MaTias Novo Fotografia

“O trail running é uma modalidade diferente. O facto de estar em contacto com a natureza, ouvir o chilrear dos pássaros, o barulho da água, sentir o vento no rosto, a chuva a cair, são sensações que não se explicam, apenas se sentem!”, garante.

De Luzim, Penafiel, Marisa Vieira é militar da GNR e exerce funções de Patrulheira no posto da GNR de Penafiel. Acaba de sagrar-se campeã nacional absoluta de estrada no Campeonato Nacional de Estrada das Forças Armadas e das Forças de Segurança.

A atleta de 37 anos, começou a praticar desporto quando ingressou no exército. A este somam-se vários outros títulos nacionais. Só este ano já foi também vice-campeã nacional de corta-mato das Forças Armadas e Forças de Segurança e Campeã Nacional de Skyrace, primeira classificada no Santo Thyrso Ultra Trilhos, 30km e nos Trilhos do Paleozóico 48km, entre outros.

É a segunda vez que está a representar a Selecção Nacional. Em 2018, conta, foi a segunda melhor atleta portuguesa. “A preparação é sempre exigente para todas as provas, mas esta em especial, em que vou estar a representar todos os portugueses é uma responsabilidade acrescida”, confessa a penafidelense. Este ano espera participar ainda num Campeonato da Europa e num Campeonato do Mundo, mas noutras modalidades.

Foto: MaTias Novo Fotografia