Fotografia: DR

A dupla de atletas do Paredes Aventura,  Pedro Pacheco e Sérgio Moreira, fizeram o primeiro lugar em duplas masculinas, prova a contar para o Circuito Nacional de SwimRun 2019 – Head Portugal Series.

Com este resultado, a dupla terminou a época em segundo lugar no campeonato de SwimRun.

Segundo Sérgio Moreira, este desporto surgiu em 2006, quando a prova “Otillo” (que significa de Ilha para Ilha), teve lugar pela primeira vez na Suécia.

“Esta nova modalidade resultou de uma estranha aposta entre amigos, que abraçaram o desafio de correr ao longo das várias ilhas do Arquipélago de Estocolmo, nadando entre elas numa distância total de 75 km, sendo que 10km são de natação em águas abertas”, disse.

Sérgio Moreira explicou que, neste momento, o Swimrun é um fenómeno global que conta com mais 700 corridas em vários países da Europa, com mais de 8.000 “finishers” nos seus diversos formatos, tendo registado um forte dinamismo nos últimos anos nos países do Sul da Europa como França e Espanha e um pouco por todo o Mundo (EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Africa do Sul).

Fotografia: DR

Em Portugal o fenómeno começa, também, a ganhar dimensão e visibilidade e em Junho de 2017 realizou-se o “Arrábida Swimrun” – a primeira prova de Swimrun que contou com a participação de mais de 200 atletas.

“O Swimrun é a liberdade de explorar a nossa natureza envolvente da forma mais pura possível, com respeito por si mesmo, pelo seu parceiro de equipa, pelos outros e claro pelo meio ambiente. Está intimamente ligado à natureza, ma vez que muitas corridas acontecem em paisagens deslumbrantes e até mesmo um treino pode ser uma pequena aventura, sendo possível percorrer trilhos que se podem imediatamente transformar em mergulhos num mar ou rio brilhante.  Os laços criados por todo este ambiente são incrivelmente fortes e muitas vezes originam amizades duradouras”, acrescentou.

O campeonato de SwimRun Portugal séries 2019 é composto por um circuito de quatro  provas, tendo a época terminado na Madeira.

Na primeira prova, que decorreu no Zêzere, a formação paredense terminou no sexto lugar,  na segunda prova, realizada no Alqueva, em terceiro lugar e na terceira, disputada na Arrábida, em quarto lugar.