Beatriz Mendonça, atleta do Ermesinde Clube de Karaté, e Teresa Silva, treinadora no Studio AF104, sediado também em Ermesinde (Valongo) sagraram-se campeãs do mundo no campeonato WGKF (World Goju-Ryu Karate Federation), na Malásia, que decorreu entre 19 e 22 de Setembro.

“Foi espectacular. Foi uma excelente maneira de abrir a época. Estou muito feliz porque foi difícil e trabalhei muito. Conseguir é satisfatório”, confessa Teresa Silva, referindo que este foi o primeiro campeonato mundial de karaté Goju-Ryu em que se sagrou campeã, neste caso, em Kumite Seniores -55 quilos.

Apesar disso, os títulos já não são novidade para ela. Já foi campeã da Europa neste estilo e sete vezes consecutivas campeã nacional Senior, também em Kumite -55 quilos.

A jovem de 21 anos e natural de Sobrado é atleta no Clube de Karaté da Maia e treinadora dos mais pequenos no AF104 Studio, há cerca de um ano. Começou a praticar este desporto com seis anos, quando foi uma vez ao ginásio com a sua mãe e decidiu experimentar. “É uma parte muito importante da minha vida”, revela.

A par do karaté, Teresa Silva está a estudar no Mestrado em Psicologia da Justiça. “É preciso saber gerir bem o tempo. Tenho aulas todos os dias, treinos também e é sempre complicado, mas aproveito cada bocadinho livre que tenho para estudar e acabo por conseguir conciliar”, explica, referindo que quer tentar sempre conciliar as duas áreas na sua vida.

Já Beatriz Mendonça, de 15 anos e natural de Baguim do Monte (Gondomar), não sabe ainda o que vai seguir, mas tem a certeza que será relacionado com o desporto “para ter sempre o karaté ao lado”. Quanto a conciliar, para já, com os estudos, admite que “a escola é importante também”. “Tenho que dividir bem o tempo porque tem que dar para tudo. Todos os bocadinhos que tenho, tenho que aproveitar para dedicar à escola”, explica, referindo que treina todos os dias.

Há dois anos, já tinha participado neste campeonato mundial e ganho o título de campeã por equipas, mas em Juvenis Femininos, também em Kumite. “Foi uma experiência incrível. Já o tinha ganho uma vez e ganhar a segunda acho que soube ainda melhor”, descreve. A atleta conquistou neste campeonato o primeiro lugar por equipas em Cadetes Femininos e a medalha de prata individual, também em Kumite, Cadetes Femininos +54 quilos.

O karaté também surgiu cedo na vida desta jovem. Aos cinco anos, os pais inscreveram-na neste desporto, no colégio onde andava e, a partir daí, conta que “começou a surgir a paixão pelo karaté”.

Publicidade