O atleta de Lousada Armando Taipa sagrou-se vice-campeão do Minho de BTT, em masters 40, na maratona BTT Berço do Alvarinho que decorreu em Monção, na última e decisiva etapa do Campeonato do Minho de BTT XCM – Raiz Carisma.

A maratona, prova organizada pelo Clube de Cicloturismo de Monção, em parceria com a Associação de Ciclismo do Minho, foi disputada em trilhos da vila raiana de Monção, começando e terminando no centro da localidade Berço do Alvarinho, num trajecto de 63 kms, com 1622 m de acumulado e feita em 2h54m, velocidade média de 22 km/h, terminei esta prova na 3.ª posição, a 27 segundos do primeiro.

Falando da sua prestação na maratona, o atleta revelou que o itinerário da prova colocou-lhe algumas dificuldades, tendo-se deparado com uma uma descida rápida, uma viragem à esquerda/fechada que o fez perder algum tempo para os mais directos perseguidores.

“Foi pena este desfecho, porque o resultado podia ter sido outro!”, disse, salientando, no entanto, que apesar das dificuldades conseguiu recuperar e terminar a 27 segundos do primeiro classificado, fazendo 3.º lugar.

Com este tempo, o atleta de Lousada sagrou-se vice-campeão do Minho, em Masters 40, logo na primeira participação nesta categoria e num campeonato regional com atletas de grande qualidade a nível nacional.

“Comecei no pódio e acabei com pódio, o saldo é extremamente positivo”, adiantou, agradecendo o apoio que teve, ao longo desta época, da equipa, da família, do irmão Renato Taipa, dos patrocinadores pessoais, do mister Sousa Valter, do mestre Paulo Perdigão, Garça Ventura, Mariana Taipa e do município de Lousada.

A prova contou com a presença de atletas federados e não federados e contemplou percursos de maratona (61,5 kms, cerca de 1500m de acumulado) e de meia-maratona (39,5 kms, cerca de 850m de acumulado).