Arte, ciência experimental e matemática lúdica para combater insucesso e abandono escolar em Penafiel

Na cerimónia que marcou o início do ano escolar foi anunciado que vão arrancar as obras de requalificação da Escola D. António Ferreira Gomes e que pela primeira vez as refeições nos jardins-de-infância e 1.º ciclo vão ser confeccionadas nas escolas sem recurso a catering

0

A Câmara Municipal de Penafiel vai implementar Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE). O objectivo é promover o sucesso educativo dos alunos, reduzir as saídas precoces do sistema educativo, combater o insucesso escolar e reforçar as medidas que promovem a equidade no acesso à educação básica e secundária, adianta a autarquia.

O plano terá a duração de três anos e encontra-se organizado em várias acções. Será aplicado um projecto transversal do pré-escolar ao ensino secundário numa lógica de prevenção primária e intervenção psicossocial imediata, com o objectivo de evitar o abandono e prevenir o insucesso escolar. A arte será outras das vertentes usadas. Através do “Educar pel`ARTE” será promovido o teatro no 3.º ciclo e ensino secundário, a escrita criativa junto dos 4.º, 6.º e 9.º anos e haverá um reforço da expressão musical no pré-escolar e no 1.º ciclo. Os alunos terão ainda acesso a laboratórios de apoio ao ensino e aprendizagem, explica a autarquia, estando previstos um reforço da ciência experimental e do ensino lúdico da matemática. Isso pressupõe ainda equipar todas as escolas com um tablet por cada dois alunos, potenciando o projecto do Ministério da Educação da Probótica. “Prevemos ainda desenvolver a atividade do xadrez potenciando o raciocínio e a concentração dos alunos”, refere o município em nota de imprensa.

Os protocolos de colaboração com os agrupamentos de escola e com a Escola Secundária de Penafiel, no âmbito deste projecto, e os protocolos de autonomia financeira foram assinados durante a cerimónia de recepção aos professores e educadores do concelho de Penafiel, realizada no auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel.

No mesmo dia, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, anunciou o início das obras de requalificação da Escola D. António Ferreira Gomes. Orçadas em 1,5 milhões de euros, as obras serão comparticipadas por fundos comunitários, onde 7,5% do investimento total será assegurado pela Câmara Municipal de Penafiel.

O autarca avançou também que, pela primeira vez, as refeições nos jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo vão ser confeccionadas nas escolas sem recurso a catering, iniciativa que conta com o envolvimento das juntas de freguesia.

“Em Penafiel, garantimos que todas as crianças têm condições de qualidade no acesso à educação. A título de exemplo, vamos manter todos os apoios que até agora prestamos e requalificamos todas as escolas do concelho. Este ano, e apesar do ensino dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário serem da responsabilidade do Ministério da Educação, o Município de Penafiel decidiu, em prol da nossa comunidade escolar, ajudar na intervenção da escola mais antiga do concelho, trazendo uma maior e melhor qualidade a este estabelecimento de ensino”, afirmou Antonino de Sousa.