Uma semana depois de ter começado a funcionar como Estrutura de Apoio de Rectaguarda de Paços de Ferreira para doentes Covid-19, o antigo hospital da Misericórdia já recebeu 23 doentes, tendo (ontem) internadas 21 pessoas, informou a Câmara, responsável por pôr o espaço operacional e tratar da logística.

“A unidade tem capacidade, nesta primeira fase, para receber até 35 doentes e destina-se a doentes internados em hospitais do distrito do Porto, com a infecção Covid-19, que, embora tendo alta clínica, são casos activos da doença. Em concreto, os doentes que não têm condições nas suas casas para cumprir o isolamento obrigatório, ou aqueles que, sendo provenientes de estruturas de apoio social, como lares, não têm ainda condições para voltar à instituição. Pode ainda acomodar utentes de instituições sociais, onde possam ocorrer surtos”, lembra a autarquia.

A Estrutura de Apoio de Rectaguarda de Paços de Ferreira conta com seis profissionais de saúde e 20 auxiliares de acção directa e de serviços gerais, além de uma directora técnica, “de acordo com os melhores rácios para práticas seguras neste tipo de infra-estruturas”.