Uma fotografia colocada nas redes sociais de uma raposa e dois coelhos mortos pendurados numa carrinha propriedade da Cadopato – Cooperativa de Água Domiciliária de Parada de Todeia, está a suscitar protestos e levou inclusive à reacção da IRA – Intervenção e Resgate Animal, também no Facebook. As pessoas ficaram indignadas com a divulgação da imagem.

Ao Verdadeiro Olhar, o condutor da viatura e presidente da Cadopato, Armando Barbosa, esclareceu que foi hoje mesmo contactado pelo Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, que esteve no local, e diz que não esperava que a situação viesse a adquirir os contornos que adquiriu, salientando que tem os papéis em dia e que desconhecia que não era possível exibir os animais.

“Habitualmente tenho uma carrinha própria para ir à caça, mas no domingo como cheguei tarde da caça, na segunda-feira passei os animais para a carrinha que está identificada  com a designação da  Cadopato – Cooperativa de Água Domiciliária de Parada de Todeia e fui ao café onde costumo estar com os meus amigos. Terá sido nesse instante que alguém terá feito a fotografia que depois acabou nas redes sociais”, disse, recordando que é caçador há mais de 40 anos.

“Desconhecia que não podia exibir a caça”, acrescentou, reconhecendo, no entanto, que as leis estão sempre a mudar.

Segundo a GNR, o Núcleo de Protecção Ambiental está a proceder à averiguação e investigação  para averiguar se existiu cometimento de crime ou contra-ordenação.