Foto: CM Penafiel

Terminou este domingo mais uma edição da Agrival,  a maior Feira Agrícola do norte e centro do País, tendo o certame ficado, uma vez mais, marcado pelo sucesso e cumprimento das expectativas, estabelecendo novos recordes de visitas e de volume de negócios. Segundo anunciou hoje a Câmara Municipal de Penafiel, esta edição registou, durante os 10 dias, mais de 140 mil visitantes e gerou cerca de 10 milhões de euros de volume de negócios.

A Agrival, inserida num espaço com cerca de 25 000 metros quadrados, contou com uma diversidade de expositores ligados à produção agrícola, gado, maquinaria, agroindústria, sector automóvel, imobiliária, gastronomia, artesanato, serviços e novas tecnologias.Nesta edição houve destaque para a 15.ª Mostra Nacional de Gastronomia, que contou com a presença de restaurantes de todas as regiões do País, incluindo um restaurante da região da Madeira. Também os momentos de cultura e entretenimento marcaram a 37.ª edição da Agrival, com actuações de diversos ranchos, grupos de cantares e alguns dos artistas mais sonantes da música portuguesa. No último dia do certame, 28 de agosto, realizaram-se o “Passeio BTT Agrival/Decathlon”, o tradicional Desfile de Tratores com Alfaias Agrícolas, e ainda já o habitual Concurso de Miss Agrival/2016.

O balanço final da feira não podia ser mais positivo. “Penafiel foi uma vez mais o centro das atenções, pelos melhores motivos, a nível regional e até mesmo a nível nacional”, frisa Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, destacando o sucesso da Agrival, através da qual ficou “demonstrado o que de melhor esta região tem para oferecer. Quer ao nível da feira em si, mas acima de tudo ao nível do comportamento e bem receber”. Já Adolfo Amilcar, vereador com o Pelouro das Feiras e Actividades Económicas, agradeceu a todos os expositores “por continuarem a acreditar na Agrival”. “A edição deste ano foi um grande sucesso, e sobretudo uma feira muito positiva, quer em número de visitantes, quer em número de volume de negócios”, disse.

Raça Podengo, Cebolas, Broa de Milho, Pão de Ló, e Melão Casca de Carvalho foram a concurso

Foto: CM Penafiel
Foto: CM Penafiel

Durante os 10 dias da Feira Agrícola decorreram os já tradicionais concursos,  como o da broa de milho, pão de ló, e o do melão casca de carvalho. No caso do concurso da Broa de Milho, no dia 23 de Agosto, estiveram em competição 15 broas de milho. Maria Graça Soares obteve o primeiro lugar, Rosa Oliveira (conhecida por “Rosa Faneca”) o segundo e o terceiro lugar foi para Emília Vasconcelos. Também no mesmo dia foi premiado o melhor Pão de Ló, onde estiveram em avaliação 18 regueifas de pão de ló. O primeiro prémio foi arrecadado por Emília Vasconcelos, Laurinda Ribeiro com o segundo prémio e, em terceiro, Maria Alexandrina.

No dia de S.Bartolomeu, 24 de Agosto, foi a vez do concurso das cebolas, no qual Joaquim Costa ficou em primeiro lugar. O prémio de “Produtor mais Jovem” foi para Vera Rocha, e o de “Quantidade” para Manuel Carvalho. No concurso da “Raça Podengo”, o prémio foi para Sérgio Freitas, da Casa dos Gigantes (Arouca).

O concurso “Melão Casca de Carvalho” decorreu no dia 26 de Agosto, e contou com a participação de 20 produtores. O melhor melão foi para Joaquim Sousa Correia, já os segundo e terceiro lugar foram para José Magalhães e esposa, respectivamente.