A Associação de Desenvolvimento Local – ADER SOUSA – que abrange os concelhos de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel, completa este ano 31 anos de trabalho ao serviço deste território.

São muitos já os projetos promovidos e acompanhados pela ADER SOUSA nestes concelhos e que têm trazido crescimento, emprego, inovação, turismo e uma grande dinâmica nas mais diversas áreas, como o vinho, gastronomia, produtos agrícolas, comercialização, formação, artesanato, apoio social, cultura, entre outros.

Tive o privilégio de ter acompanhado, nestes 13 anos de serviço público, muitos desses projetos fantásticos nos vários concelhos.

Não faltam, por isso, bons motivos para, todos aqueles que têm trabalhado com esta associação, estarem orgulhosos no rumo traçado e nos objetivos alcançados.

A ADER SOUSA foi uma das primeiras vinte associações de desenvolvimento local em Portugal a utilizar a abordagem LEADER na aplicação dos fundos comunitários. Essa abordagem pressupõe que um conjunto de entidades locais, públicas e privadas, criem uma parceria para definirem uma estratégia local de desenvolvimento, de forma integrada e multissectorial.

Essa parceria permite que os empreendedores desenvolvam as suas ideias; permite que as instituições locais tenham condições para a preservação de património e para a promoção do apoio social; permite realizar ações de promoção e criar mecanismos de inovação nos negócios.

Com um forte foco na cooperação, a abordagem LEADER, tão apreciada no nosso território, implica o envolvimento da população e a criação de redes entre os promotores, incentivando a uma saudável partilha de conhecimentos e experiência.

Com alterações legais que têm afastado as associações locais deste modus operandi, a ADER SOUSA trabalha continuamente pela sua afirmação, apresentando excelentes resultados e projetos em todos os concelhos que falam por si.

É importante a proximidade com os promotores.

É importante sermos nós a acompanhar aqueles que querem investir na sua terra, gerar riqueza, criar empregos e estimular a economia local.

É a nós que recorrem quando têm dúvidas ou dificuldades.

Que o nosso Governo saiba ler os resultados destas associações e reconheça o seu mérito e o trabalho demonstrado ao longo de tantos e tantos anos ao serviço do nosso território!

Parabéns ADER SOUSA e que venham mais 30 anos brilhantes!

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here