A tradição repete-se, esta quinta-feira, com a procissão do Senhor dos Passos, que sai da Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão em direcção à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios a ser iluminada por 50 mil tigelinhas colocadas nas margens dos rios Douro e Tâmega.

As Endoenças começam pelas 20h30, com a Missa da Ceia do Senhor, no Torrão, em Alpendorada. Segue-se a procissão, uma hora mais tarde, acontecendo, em Entre-os-Rios o “Sermão do Encontro” entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores.

Na sexta-feira Santa, dia 19 de Abril, pelas 15h00, realiza-se a Procissão do Enterro do Senhor no percurso inverso.

Recorde-se que as Endoenças – conhecidas como um evento secular de turismo religioso ímpar, envolvem a freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão (Marco de Canaveses), o lugar de Entre-os-Rios (Penafiel) e ainda o lugar de Boure, na margem esquerda do rio Douro, pertencente ao concelho de Castelo de Paiva, lugares que constituem antigo Couto de Entre-os-Rios.

“As mais de 50 mil tigelinhas que vão iluminar as margens dos rios Tâmega e Douro durante as Endoenças são comparticipadas pelas Câmaras Municipais do Marco de Canaveses e de Penafiel”, lembra nota de imprensa da autarquia penafidelense.