A candidatura de 14 doces característicos do concelho de Valongo foi aceite pelo Conselho Científico do Concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal, anunciou a autarquia.

Segundo a mesma fonte, a candidatura apresentou sete variedades de biscoitos à categoria de Biscoitos e Bolos Secos; três tipos de doces na categoria Doces Festivos e quatro criações nos Doces de Inovação.

No dia 17 de Abril, será tornado público o nome dos Doces que passaram à fase seguinte, referente à selecção de 21 Doces por Distrito. As finais decorrem em Julho e Agosto.

“A panificação e o fabrico do biscoito em Valongo foi um modo de vida para as populações fixadas neste território, desde sempre. Estamos perante uma marca identitária do património local, resultante do ancestral saber fazer que aproveita os recursos endógenos, destinada à venda e ao consumo próprio”, lembra o município.

Na categoria de Biscoitos e Bolos Secos são candidatos os Cacos ou Bolacha Francesa – Valonguense; os Fidalguinhos – Aguiar; o Biscoito de Milho – Diogo; as Raivinhas – Doceneves; a Rosca Inglesa – Paupério; os Torcidos – Tradicional; e o Biscoito de Vinho – Paupério.

Nos Doces Festivos a candidatura incluiu o Pudim de Pão – Confraria do Pão da Regueifa e do Biscoito de Valongo; a Regueifa Doce – Valonguense; e a Sopa Seca – Confraria do Pão da Regueifa e do Biscoito de Valongo.

Já nos Doces de Inovação estão inseridos o Biscoito Trilobite – Escola Secundária de Valongo; a Lousa de Chocolate – Câmara Municipal de Valongo; o Gelado de Regueifa – Delícias do Martim e o Gelado de Biscoito – Delícias do Martim.