Fotografia: Câmara de Lousada

25 empresas de Lousada foram apoiadas no âmbito do projecto Empreendedorismo em Meio Rural na Região Norte – EMER-N, informou autarquia.

Segundo a mesma fonte, Lousada foi o local escolhido para a apresentação dos resultados globais e locais deste projecto que ultrapassou as metas definidas.

No âmbito do EMER-N, em Lousada, beneficiaram do apoio 25 empresas, tendo sido criados 18 novos postos de trabalho, prestadas mais de duas mil horas de apoio e criado um investimento previsional para o concelho de, aproximadamente, 6,7 milhões de euros.

Os sectores de actividade mais procurados foram serviços, turismo, comércio, indústria e restauração. Foi solicitado apoio da empresa consultora maioritariamente para candidaturas ao Portugal 2020, processos de licenciamento, candidaturas ao PDR 2020 e análise e plano de negócios.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado, realçou que os indicadores apresentados dão alento para que o município continue a apoiar este tipo de programas.

“Dos resultados apresentados se depreende o dinamismo existente em Lousada, em que se verifica que os empresários souberam aproveitar o programa que foi delineado para dar apoio a projectos de empreendedorismo“, disse.

O autarca destacou que a autarquia tem como objectivo dinamizar a economia e criar postos de trabalho, sendo fundamental o trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Inserção Profissional e o Gabinete de Apoio ao Investidor na divulgação de projectos como este.

A nível da região, o projecto Empreendedorismo em Meio Rural na Região Norte – EMER-N, possibilitou o apoio a mais de 100 empreendedores, a criação de 36 empresas, o desenvolvimento de sete novos negócios e a criação de 43 postos de trabalho.

Com o desenvolvimento deste projecto pretende-se a criação de micro e pequenos negócios para a criação de empresas e de emprego, melhorando a as condições económicas e sociais da região.

A Ader-Sousa é a entidade que implementou o projecto, tendo contado com o apoio dos cinco municípios e com o apoio técnico de uma empresa de consultoria.

Além do trabalho de mentoria, passando pelo apoio à gestão, contabilidade e fiscalidade, apoio na elaboração do plano de negócios, acesso a financiamento, questões legais, entre outras, foi possível dar respostas de modo gratuito a diversas dúvidas aos potenciais investidores, nomeadamente os procedimentos necessários para constituir uma empresa e o plano de negócios.