O Bairro Doutor Abílio Alves Moreira, em Cristelos, Lousada, marca o fim da itinerância do projeto intermunicipal ‘Aldear’, que percorreu municípios das regiões do Douro, Tâmega e Sousa.

Tal como aconteceu em outros locais, este último encontro, marcado para a próxima quarta-feira, dia 1 de Dezembro, a partir das 14h00, incluirá a apresentação pública de três processos artísticos, dirigidos aos mais velhos e mais novos, que foram desenvolvidos por três equipas artísticas, em conjunto com a comunidade local.

Assim, logo a abrir, Manuel Tur vai andar pelas ruas para um percurso artístico designado ‘Aqui é o meu bairro’, de forma a mostrar que estes aglomerados de habitações não devem ser fechados à cidade. Segundo a organização, este caminho apresenta “o bairro como centro de um passado, mas com desejos de futuro”. E é nesse trajecto que o projecto vai chegar à mesa, do centro cívico local, pela ‘Terceira Pessoa’, com a criação de o ‘Jogo comum’, criado por todos os que habitam naquela zona. A performance vai apresentar objectos que vão revelar “histórias e memórias, perguntas e desafios”, de forma a levar os presentes a imaginarem como será aquele espaço daqui a muiotos anos.

Ao final da tarde, o palco instala-se no jardim do Bairro Doutor Abílio Alves Moreira para receber a Ondamarela e a comunidade, com a criação ‘Por fora do dentro’, que vai “explorar as dimensões do público e do privado, do real e do simbólico, do nós e do outro”, explica a CIM.

Neste encontro comunitário estão envolvidos a Associação Social, Recreativa e Cultural “Ao Encontro das Raízes”, o Movimento Sénior de Cristelos, o Movimento Sénior da Ordem, os moradores do Bairro Doutor Abílio Alves Moreira e a população de Cristelos.

O Aldear é um projeto promovido pela CIM do Tâmega e Sousa, em parceria com os municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende, no âmbito da operação Cultura para Todos – Tâmega e Sousa.

O projecto é cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here